DESMATAMENTO: Alertas registram maior redução em RO nos últimos 5 anos, aponta INPE

Ano passado, área com alertas no estado foi de 445,19 km² e acumulado de 2023 é o menor já registrado desde 2018

DESMATAMENTO: Alertas registram maior redução em RO nos últimos 5 anos, aponta INPE

Foto: Site AC 24 horas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em 2023, Rondônia registrou o menor acúmulo de alertas de desmatamento em comparação com os últimos cinco anos, conforme apontado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Esses índices consideram o ano civil, abrangendo o período de janeiro a dezembro, e são monitorados pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

 

No decorrer do último ano, a área sob alertas de desmatamento no estado totalizou 445,19 km². Essa redução marca uma mudança significativa em relação aos anos anteriores, que experimentaram aumentos consecutivos no desmatamento.

 

Em 2022, por exemplo, os alertas alcançaram o dobro dos registros de 2023, atingindo 1.249,71 km², como evidenciado no gráfico abaixo.

 

Os alertas de desmatamento, emitidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do INPE, destacam mudanças na cobertura florestal para áreas acima de 3 hectares (0,03 km²).

 

Esses sinais abarcam tanto o desmatamento total quanto os processos de degradação florestal, como exploração de madeira, mineração e queimadas. É importante ressaltar que o Deter não é a fonte oficial de dados sobre desmatamento, mas funciona como um alerta para identificar onde o problema está ocorrendo.

 

Além disso, a área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal também apresentou uma redução significativa, superando os 50% e alcançando o melhor índice desde 2018. No ano passado, a área com alertas de desmatamento foi de 5.152 km², enquanto em 2022 esse número atingiu 10.278 km².

 

A Amazônia Legal, que abrange 59% do território brasileiro e inclui 9 estados, testemunhou uma liderança do Pará no desmatamento em 2023, com quase 2 mil km² (1.903 km²). Mato Grosso seguiu na sequência, registrando 1.408 km², e o Amazonas com 894 km².

 

VEJA TABELA ABAIXO:

 

Pará (1.903 km²)

 

Mato Grosso (1.408 km²)

 

Amazonas (894 km²)

 

Rondônia (445 km²)

 

Roraima (226 km²)

 

Acre (155 km²)

 

Maranhão (108 km²)

 

Tocantins (6,1 km²)

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS