O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso na sexta-feira, 5 de janeiro, alertando para chuvas de nível “perigoso” em várias regiões do país. Vilhena está inclusa na área de alerta. O órgão afirma que até as 10h00 deste sábado, dia 6, há risco de chuvas intensas com 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia (o que representa cerca de 30% do esperado para todo o mês) e ventos intensos (60-100 km/h).
Está incluso ainda no alerta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As instruções do Inmet envolvem, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, “pois há risco de queda e descargas elétricas”. Os cuidados devem se estender também aos veículos, que não podem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, conclui o documento, que pode ser acessado na íntegra aqui.
O mapa publicado junto do alerta coloca grande mancha laranja na maior parte de Rondônia e Pará, com porções dos estados de Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Amapá. A escala “Perigo” é a segunda pior das três: Perigo Potencial (Amarelo), Perigo (Laranja) e Grande Perigo (Vermelho).
Com início às 9h36 desta quinta-feira, o aviso faz parte de conjunto de ações de prevenção a desastres naturais no país todo. Em Vilhena, a chuva segue já por algumas horas, porém, sem estragos ou ventos tão fortes como os previstos até o momento.