Setor de serviços mais uma vez número de vagas no ano
Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entre janeiro e novembro deste ano, Rondônia registrou a criação de mais de 13 mil empregos, conforme informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Destes, aproximadamente 6,6 mil surgiram no setor de serviços.
O segmento agropecuário apresentou o menor número de demissões nos primeiros 11 meses de 2023, totalizando 8.189 desligamentos. No entanto, foi também o setor que teve o crescimento mais modesto no número de postos de trabalho, com a criação de 710 vagas ao longo do ano.
Destacando-se, o setor de serviços foi responsável por mais da metade das novas oportunidades de emprego geradas:
- Serviços - 6.694 novos postos de trabalho
- Indústria - 2.423
- Construção - 1.779
- Comércio - 1.563
- Agropecuária – 710
No mês de novembro, o último período com dados disponíveis pelo Caged, foi um dos que apresentou menor criação de empregos, totalizando 516 novas vagas. Apesar disso, observou-se um aumento de 173% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Nesse intervalo, o comércio contribuiu com a criação de 685 novas vagas, enquanto o setor de serviços adicionou 384. Em contrapartida, a construção, indústria e agropecuária experimentaram perda de postos de trabalho.
No que diz respeito ao perfil dos novos contratados no último mês, predominaram mulheres com idades entre 18 e 24 anos, e ensino médio completo.
Os dados referentes a dezembro estão previstos para serem divulgados pelo Caged somente no final de janeiro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!