BR sem sinalização
Vários pontos da BR 364 no trecho que passa em Rondônia estão com obras, o que é uma alegria para quem precisa pegar a estrada. Afinal, essa é a principal rodovia de nosso Estado e passou um bom tempo esquecida no radar do Governo Federal. Apesar da alegria em ver trabalhadores fazendo manutenção da estrada, alguns motoristas estão reclamando da falta de sinalização em alguns pontos o que torna a viagem extremamente perigosa. Fica o pedido para o pessoal do Dnit.
Muito quente
A onda de calor que estacionou sobre o Brasil nos últimos dias não tem poupado ninguém. Em Rondônia, as pessoas têm deixado de lado a preocupação com as contas de energia e ligado as centrais de ar e ar-condicionados sem pena, O que vale é garantir o conforto. Além disso, mesmo com algumas chuvas esparsas em diferentes pontos do Estado, estas não têm sido suficientes para elevar os níveis do Rio Madeira e de outros que cruzam Rondônia. O pior é que as perspectivas para 2024 são ainda piores.
Dois sóis
A coluna conversou com alguns ambientalistas locais e todos foram unânimes em afirmar que, devido ao El-Ninõ e o monóxido de carbono na atmosfera, o próximo ano tem tudo para ser ainda mais quente. Ou seja, como diz a espetacular Cássia Eller, na música ‘Segundo Sol’ : “Eu só queria te contar. Que eu fui lá fora e vi dois sóis num dia. E a vida que ardia sem explicação”. Estamos caminhando para isso!
Casa
A ideia é ótima! Dar moradia para as populações mais necessitadas. Esse era e ainda é o objetivo do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, iniciado em 2009, pelo Governo Federal. Desde o início até os dias atuais, segundo o Ministério das Cidades, já foram entregues 6 milhões de moradias.
Marginais ditam as regras
Desse total, algumas unidades foram contempladas para Rondônia. Assim, surgiram os condomínios populares da capital. Mas aqui, o sonho de muitas famílias de terem a casa própria se transformou em pesadelo. Nesses residenciais, a falta da presença do Estado tornou esses locais, espaços para marginais ditarem as regras e usarem a violência como único argumento para conseguirem os seus intentos. Drogas, tráfico, prostituição e violência tem transformado esses locais em palcos de tragédias.
Famílias expulsas
Além disso, muitos moradores estão sendo expulsos das casas ou apartamentos pelos bandos criminosos que usam o poder da bala para impor o que acham certo ou errado. Recentemente, uma moradora depois de anos morando em um apartamento, foi expulsa pelos marginais sendo obrigada, junto com a família, a ir morar de favor, depois de ter o apartamento invadido e depredado pelos bandidos. Já está passando da hora do Governo Federal e Estadual olharem para essas pessoas que não querem nada aleḿ de saúde, lugar para morar, paz e trabalho. Mas que a presença estatal nesses residenciais não seja apenas o da repressão, que é necessária, mas também traga escolas, creches, posto de saúde, quartel da Polícia Militar, delegacia.
Conexão Rondoniaovivo
Os conjuntos habitacionais da capital e o descaso dos Governos foram o temas do Programa Conexão Rondôniaovivo, da última quinta-feira(16). O advogado Jones Alves e síndico Ualter Bomfim, que são moradores desses condomínios populares conversaram com o jornalista Ivan Frazão, onde lamentaram a ausência de políticas públicas nesses locais e como os jovens estão sendo cooptados para se tornarem marginais. Os dois também apresentaram propostas que poderiam ser implementadas para conter a violência nesses residenciais. Confiram a entrevista nesse
link.
Dia da Consciência Negra
Na próxima segunda-feira(20), se celebra o ‘Dia da Consciência Negra’. A data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Não é o caso de Rondônia. Esse dia foi escolhido para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, em Alagoas, e que morreu nesse dia, em 1695.
RO é racista
Infelizmente, em Rondônia, ainda temos um longo caminho a percorrer quando o assunto é racismo. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, nós, rondonienses, só perdemos para o Rio Grande do Sul em práticas racista. É um segundo lugar sem motivos para celebrar. O número de denúncias desse tipo de crime em nosso Estado aumentou 41% em um ano, enquanto os de injúria racial cresceram 9%. Lamentável! Só a Justiça agindo e ações educativas, podem mudar essa realidade. Fora disso, é aceitar a vergonhosa posição de conivência com o racismo. Não merecemos isso!
Na segunda(20)
Para debater esse tema tão necessário, o Programa Conexão Rondônia, desta segunda-feira(20), às 16h, terá como convidadas duas mulheres ativistas contra o racismo e outras injustiças. Uma é a mãe de Santo, Ana Carla, e a outra é a advogada e militante da causa, Luciana Pinto. Não perca!
Detran
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia(Detran-RO) realizou entre os dias 26 e 31 de outubro, o leilão de 789 veículos, sendo 751 motos e 38 automóveis, recolhidos em Porto Velho e nos distritos da capital. Todos em condições recuperáveis e podendo voltar a circular. A assessoria de Comunicação do Detran informou que ainda não tem o quanto foi arrecadado com a venda desses veículos. Mas adiantou que os valores obtidos serão usados para pagamento das despesas/débitos em aberto do veículo, conforme Resolução Conselho Nacional de Trânsito.
Próximos
O próximo leilão do Detran-RO será realizado de veículos removidos no município de Ariquemes, com previsão para início na segunda quinzena de dezembro deste ano. Estão em estudos os leilões dos municípios de Cacoal, Rolim de Moura, Rio Crespo, Machadinho do Oeste, Cujubim e Buritis, com data de realização, provavelmente, no primeiro semestre de 2024. De repente, é a sua chance para adquirir um veículo!
E o saneamento, prefeito?
Uma das vergonhas de Porto Velho é a falta de saneamento básico. A capital possui apenas 3% de toda a capital coberta por esse direito fundamental do ser humano. O prefeito Hildon Chaves ao assumir o cargo de gestor da cidade, sempre prometeu que iria realizar essa obra tão necessária para os portovelhenses. É algo de bilhões de reais! Porém, até o momento…Torcemos para que, o quanto antes, esse projeto deixe de ser promessa e se torne realidade.
Ana Hickmann
A agressão sofrida pela apresentadora Ana Hickmann por parte do marido dela abriu a porta de mansões e mostrou que a violência contra a mulher ocorre também nos ricos condomínios do Brasil. Muita gente, ao saber da notícia, com ar de espanto não quis acreditar que fosse verdade. Afinal, na cabeça dos brasileiros, as vítimas de violência são, em sua maioria, mulheres negras ou pardas, moradoras de periferia, baixo nível de instrução e pobres. No entanto, Ana Hickmann mostrou algo que muitos já sabiam, de que tem muitas mulheres sofrendo violência física,financeira e psicológica dentro de verdadeiros palácios. Vivem em gaiolas de ouro. O preço que se paga para manter a aparência de família, em alguns casos, pode ser muito alto e perigoso para mulheres e crianças.
Motivos
Qual o motivo de se sujeitarem a esse tipo de situação, são vários, mas só a psicologia e a psiquiatria podem responder. Por enquanto, o melhor a fazer em caso de violência é perder a vergonha e o medo e denunciar, antes que seja tarde e vire lucro para funerárias. Ligue sempre 190, da Polícia Militar ou procure a Delegacia da Mulher que, em Porto Velho, fica na Av. Amazonas, 6781 - bairro Escola de Polícia, o telefone é o (69) 98479-8255.
40 anos
A Assembleia Legislativa de Rondônia estará celebrando na próxima segunda-feira(20), os 40 anos da Constituição Estadual. Uma série de eventos estão programados, mas um em particular está chamando a atenção. Trata-se da Cápsula do Tempo, que será colocada no gramado da Casa de Lei e aberta apenas em 20 de novembro de 2063. A solenidade para lacre e depósito da Cápsula do Tempo acontecerá no dia 20 de novembro de 2023, às 12h, na área externa da sede do parlamento estadual.
Filosofia
O Dia Mundial da Filosofia 2023 será celebrado na Nova Acrópole com workshop, apresentações artísticas e palestras durante a Semana “Filosofia em Ação”, que norteará cada atividade realizada nos dias 18 e 19 de novembro, neste final de semana. As inscrições podem ser feitas no site acropole.org.br/portovelho/ ou no WhatsApp: (69) 99265-7395. Veja a programação:
Confira a programação:
Sábado (18), às 15h: Workshop: Oratória Prática, com Fabrício Neves. Uma imersão de 3h para melhorar a comunicação.
Investimento: R$ 80,00
Local: Rua Carlos Mader, 159 - Caiari
Sábado (18), às 18:30: Palestra: O Valor do Trabalho segundo a Filosofia.
Entrada gratuita
Local: Rua Carlos Mader, 159 - Caiari
Domingo (19), às 17:30: Apresentações artísticas e palestra: Princípios para a aplicação da Filosofia no cotidiano
Entrada gratuita
Local: Teatro Guaporé - Rua Tabajara, 148 - Olaria
Festival de Sabores
Também neste final de semana, uma boa pedida para a família em Porto Velho, é o Festival “Sabores da Praça”. O evento começa às 17h e terminas às 23h, e será realizado na Praça das Camélias, que fica na rua Rajá, no bairro Eldorado, na zona Sul da cidade. Além da culinária regional, os visitantes terão música e espaço para crianças. Ou seja, tem diversão para todos! Participem!
Retratos da História
Hoje, a nossa foto da página 'Retratos da História', no Facebook, mantida pelo escritor e pesquisador da história de Rondônia, Leno Fernandes, retrata a Cachoeiro de Samuel. Com a chegada das usinas ao rio Madeira, ela sumiu, mas já foi palco de um dos mais famosos campeonato de pesca da região Norte. Quem conheceu sabe o que foi essa cachoeira para os moradores de Porto Velho.