SISTEMAS PRISIONAIS: Capacitação debate ações para atuação na CIAP

A capacitação aconteceu na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia

SISTEMAS PRISIONAIS: Capacitação debate ações para atuação na CIAP

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de construir um sistema de cumprimento de pena mais humanizado, foi ministrado em Porto Velho, de 6 a 10 de novembro, o primeiro curso para atuação na Central Integrada de alternativas Penais (Ciap), promovido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), a Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas – Vepema e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
 
O curso, voltado aos servidores do sistema prisional e pessoas em processo de contratação para a Ciap, contou com 14 participantes e abordou a discussão sobre alternativas penais, se concentrando na reabilitação, reinserção na sociedade e construção de comunidades mais seguras. Foram ministradas 13 palestras, entre elas, “Modalidades, previsão legal, bases principiológicas das alternativas penais”, pelo juiz da Vepema, Dr Sérgio William Domingues; “O sistema prisional do Estado de Rondônia”; pelo secretário da Sejus, Marcus Rito e “Modelo de gestão para as alternativas penais no Brasil”, pela psicóloga e diretora de cidadania de alternativas penais da Senappen, Maysse Parizi.
 
O gerente da Política de Alternativas Penais – Geap, Derlan Diogenes enfatizou que, “nossa sociedade está evoluindo, e a justiça criminal precisa seguir neste mesmo viés. É uma tarefa desafiadora, mas é uma tarefa digna. Com dedicação, compaixão e determinação, podemos e vamos impactar positivamente, as vidas daqueles que estão em contato com o sistema de justiça.”
 
Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o aperfeiçoamento do sistema prisional deve caminhar em par de igualdade com o desenvolvimento da sociedade, buscando formas alternativas e mais humanas para a ressocialização da pessoa privada de liberdade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS