MEMÓRIA OLFATIVA: Alunos de RO são reconhecidos de forma internacional por projeto na educação

Estudantes foram premiados por Fórum Espacial Austríaco

MEMÓRIA OLFATIVA: Alunos de RO são reconhecidos de forma internacional por projeto na educação

Foto: Divulgação/Redes sociais

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aroma específico mais lembranças do conteúdo de uma prova. Essa é a essência de uma pesquisa realizada por alunos da rede pública de ensino de Rondônia, que recentemente foram agraciados com um prêmio concedido pelo Fórum Espacial Austríaco, em Campo Grande (MS).

 

Essa iniciativa é fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto Movimento Científico da Amazônia (Mocam), com orientação da professora da rede estadual Diva Antunes Requenha. Há dois anos, os estudantes se dedicam a investigar como a memória associada ao olfato pode influenciar a aprendizagem dos alunos da rede pública.

 

Uma das alunas, Victória Kássia, conduziu uma pesquisa junto com seus colegas de classe e observou que fatores como o nervosismo dificultam a retenção do conteúdo durante as provas.

 

Ela explica que, ao estudarem o sistema límbico e o olfato, identificaram que o uso de aromas poderia atuar como um gatilho para a memória.

 

Os aromas escolhidos para a pesquisa são característicos da Amazônia, incluindo o cupuaçu, o ingá, o açaí, o tucumã e outros frutos nativos.

 

A professora Diva explica que o propósito da pesquisa “é introduzir esses aromas durante as aulas ao longo de seis meses e, posteriormente, durante as provas, com o intuito de avaliar se a memória olfativa dos alunos é ativada, contribuindo para uma melhor aprendizagem”.

 

O projeto recebeu reconhecimento internacional ao ser premiado pelo Fórum Espacial Austríaco durante uma feira de ciências realizada em Campo Grande (MS).

 

Os estudantes de Rondônia competiram com cerca de 900 jovens cientistas de todo o país, apresentando aproximadamente 200 projetos, e foram um dos cinco premiados pelo Fórum.

 

Para a professora Diva, esse reconhecimento é inestimável e representa uma grande vitória, especialmente ao ver alunos da escola pública se destacando e sendo reconhecidos por seu trabalho, que é realizado em meio a desafios e limitações de oportunidades.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS