Alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Universidade da Amazônia – UNAMA, assistiram na noite de quarta-feira (25/10), uma sessão do filme Som da Liberdade, em cartaz nos cinemas. O objetivo das duas turmas é fazer um relatório jurídico e psicossocial, a partir da mensagem trazida pelo filme em relação ao tráfico de pessoas, em especial de crianças e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa interdisciplinar, faz parte da Semana Ubíqua da UNAMA que integra o grupo Ser Educacional. A palavra Ubíqua vem termo ubiquidade significa estar em toda parte e foi criada com o propósito de sintetizar as reconfigurações e outras formas de ensino que a educação tem apresentado atualmente. O novo formato educacional pressupõe aulas híbridas (presenciais e remotas) para cursos que demandam atividades práticas contínuas.
Além da feitura de relatório sobre o caso do filme, que deverá ser debatido e divulgado dia 30/10 pelos alunos, as turmas terão na próxima sexta-feira (27/10) uma palestra com integrantes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos DRCC da Polícia Federal, acerca dos temas que são tratados no filme.
A UNAMA iniciou nesse semestre o curso presencial em Direito em Porto Velho, e o objetivo da Universidade é trazer inovação aos seus alunos, além das aulas, a participação em palestras, eventos presenciais e digitais e, sobretudo, fazer com que ele seja o ator principal de uma revolução no ensino superior, para tirá-lo daquela postura passiva, mas fazer com o que o discente possa realmente se sentir parte dessa grande experiência e revolução no ensino.