Rondônia virou piada nacional; aumento do ICMS está dando o que falar e o Marco Temporal foi vetado pelo presidente
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ICMS
O aumento na alíquota do ICMS, de 17,5% para 21%, anunciado pelo Governo de Rondônia, causou furor nos quatro cantos do Estado. Essa mudança se deu através da lei 5.629, a qual estabelece a reorganização tributária do estado relacionada ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS. O motivo alegado para a alteração é a reforma tributária que está em discussão no Congresso Nacional e o medo de muitos Estados é perder recursos. Isso é aquela história: ‘do bumbum de neném e da cabeça de juiz, ninguém nunca sabe o que vem’. Nesse caso, o objetivo é prevenir. Isso não deixa de ser uma estratégia acertada, afinal, Rondônia, está com o caixa e as contas em dia, mas ainda depende de recursos federais para manter a economia andando.
Agitados
A grita e as fake news relacionadas ao projeto foram tantas que muitos deputados estaduais, que aprovaram esse aumento, após verem a reação dos eleitores, já resolveram mudar o discurso em relação à lei que votaram favoráveis. Por outro lado, o governador Marcos Rocha criou um grupo de trabalho reunindo empresários e entidades ligadas ao agronegócio para estudar alternativas à majoração nos valores do ICMS.
Secretário de Finanças
O secretário estadual de Finanças, Luís Fernando, esteve no Programa Conexão Rondoniaovivo, para uma conversa com o jornalista Ivan Frazão, na última quinta-feira(19), para esclarecer alguns sobre o reajuste do ICMS. Confiram a conversa neste link.
CPI dos Combustíveis
Essa semana o vereador portovelhense Gilber Mercês, entrou em contato com a coluna para dizer que a CPI do Combustíveis, criada pela Câmara Municipal de Porto Velho para investigar a razão dos preços desses produtos serem muito parecidos em todos os posto da cidade, continua atuando e que o prazo de atuação dela foi ampliado. Criada em 17 de julho último, teria 90 dias para a apresentação do relatório, o que não ocorreu. Talvez, com mais tempo para as investigações, os nobres edis se aprofundem nessa questão e apresentem uma resposta para a sociedade da capital, que explique ou não, se existe cartel entre os donos de postos atuando em nossa cidade. A certeza é que a população anda desconfiada, há tempos, dos valores que pagam na hora de abastecer os veículos. Vamos aguardar até onde essa CPI vai dar e cobrar!
De Novo Rondônia
Pessoal, e quando o assunto é passar vergonha, a impressão que dá é que os deputados estaduais de nosso Estado, amam transformar Rondônia em motivo de piada no Brasil. Primeiro, foi a ideia absurda de homenagear o finado astrólogo Olavo de Carvalho, que nada de proveitoso deixou de legado para Rondônia ou Brasil. Exceto, a crença que a terra é plana e outras bobagens. Depois, foi a homenagem à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, que até hoje não explicou o depósito de R$ 89 mil feito por Fabrício Queiroz, ex-homem de confiança dos Bolsonaros.
Ninguém Entendeu
Como o que está ruim ainda pode piorar, agora, por último, decidiram homenagear, nada mais e nada menos, que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu(foto). Esse é o homem que está assombrando o mundo civilizado ao autorizar bombardeios em hospitais e escolas na Faixa de Gaza, após os ataques do grupo Hamas contra Israel. Em todas essas homenagens é citado para justificá-las, ‘os relevantes serviços prestados à Rondônia’, pelos agraciados. Óbvio, que todas essas aberrações viraram memes e Rondônia reforçou a imagem de piada nacional com os políticos que têm. Com tantas necessidades para se preocuparem, os nobres parlamentares poderiam gastar o tempo com coisas mais úteis para o Estado!
Patriotas
Já que estamos falando sobre absurdos, terminou a CPI do 8 de janeiro, que apura o vandalismo praticado por um bando de ‘patriotas’ contra as sedes dos três poderes, em Brasília, em protesto pela eleição do presidente Lula. O relatório final pede o indiciamento de Bolsonaro e mais 60 pessoas por participação direta ou indireta no quebra-quebra na capital nacional. A aprovação do parecer foi o último ato do colegiado, que chegou ao fim após quase cinco meses de trabalho, 17 depoimentos realizados e 648 documentos analisados. O mais interessante é que essa CPI só começou porque os bolsonaristas(foto) exigiram a criação dela. Isso quer dizer que eles criaram provas contra eles mesmos e os apoiadores. Como se chama mesmo, quem faz algo errado e depois exige que se investigue a fundo para que ele seja incriminado pelo que fez? Deixo para você achar a palavra mais adequada para esse tipo de sujeito.
Liberado em Israel
Um fato interessante que acontece no Brasil, relacionada a guerra Israel e Palestina, é que o conflito se tornou uma briga de torcida. Os conservadores, evangélicos e ditos ‘de direita’ escolheram Israel como o queridinho. Porém, ao defenderem Israel vão contra a própria pauta de costumes que tanto defendem. Isso porque, em Israel, é permitido casamento gay, aborto e uso da maconha. Ou seja, o conceito de família tradicional considerado pelos conservadores de plantão, caem por terra se usam como exemplo Israel. Ou é muita falta de informação, ignorância; ou hipocrisia mesmo.
Não aceitou
O presidente da República vetou o projeto do Marco Temporal que define a demarcação de terras indígenas no país, afirmando que esses povos tradicionais só têm direito a uma terra se já estavam ocupando-a no momento da promulgação da Constituição, em 1988. O Supremo Tribunal Federal já havia derrubado essa tese. A decisão de Lula já era esperada e bateu de frente com a do Congresso Nacional. Assim, o projeto volta para o Congresso, onde a bancada ruralista ou do agronegócio, como queiram, conta com 303 deputados federais (59% do total) e 50 (61%) senadores, os quais pertencem a diversos partidos e Estados do país. Aliás, a bancada federal rondoniense é toda em prol do agronegócio que é um dos grandes interessados no tema. Essa peleja promete!
Monitorado
Você já ouviu falar em um software chamado ‘First Mile’? Talvez, não! Mas ele pode ter ouvido muita coisa de você. O programa foi comprado por R$5,7 milhões no Governo Temer, sem concorrência e foi usado pela Agência Brasileira de Investigação para espionar ilegalmente, pelo menos, 10 mil telefones celulares. Bastava colocar um número de telefone que a pessoa se tornava um monitorado 24 horas. Os alvos eram, em sua maioria, jornalistas, políticos, ministros do STF e demais opositores do ex-presidente Bolsonaro. Esse foi o motivo da operação da PF na última sexta-feira(20), em diferentes Estados do país, que prendeu servidores da Abin. Isso pode parecer distante da vida do cidadão comum, mas não é. Pelo contrário, está muito perto e mostra o risco a que estamos expostos em relação aos nossos dados e vida particular. Esse é um assunto muito sério! Cuidado!
Forno
É o calor que tem assolado o mundo não quer para de bater recordes de temperaturas elevadas. Está prevista para os próximos dias uma onda de calor tão intensa no Brasil que os termômetros podem passar dos 40°C na maior parte do Centro-Oeste e Norte do país. Isso é o que dizem vários institutos de meteorologia nacionais e internacional. Nesse cenário, Rondônia que já é quente por natureza, pode ficar ainda pior. Preparem-se!
Água Potável
Uma bela campanha foi desenvolvida nos primeiros três dias da última semana visando arrecadar água potável para ser distribuída às populações que vivem no Alto, Médio e Baixo Madeira, e que estão sofrendo, de forma mais intensa, os efeitos da seca no principal rio de Rondônia. Esse é o período de estiagem mais longo e forte que se tem notícia em nossa região. Nós, do Rondoniaovivo, só temos a agradecer a todos que se empenharam nesse momento de união e solidariedade em apoio à essas famílias ribeirinhas. Obrigado!
Rock de RO
Anote na agenda! Nos dias 27 e 28 de outubro estará acontecendo o Madeira Rock Festival, no Mercado Cultural, em Porto Velho. Serão 16 bandas independentes mostrando o rock feito em Rondônia que, aliás, é de boa qualidade e não deixa nada a dever ao que é feito em outras partes do país. Outro bom motivo além de curtir o velho e bom som dos baixos, guitarras e baterias é que tudo isso é de graça. Não perca e prestigie os nossos artistas locais!
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!