Atividade estimula várias competências dos alunos e alunas envolvidos
Foto: Divulgação/Sapiens
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Recentemente, o Colégio Sapiens realizou a primeira simulação chamada de InterSapiens. A atividade envolveu alunos e alunas das três unidades da instituição de ensino e contou com a parceria da Internationali Negotia, especializada em simulações da ONU (Organização das Nações Unidas), sediada em Brasília (DF).
A Internationali é uma entidade de serviço social e ajuda na organização das discussões e temas, além de emitir os certificados para os participantes.
O local escolhido já foi sede importante de decisões estaduais, na Escola do Legislativo (antiga sede da Assembleia Legislativa de Rondônia). Os estudantes foram divididos em 28 delegações, cujo tema foi a “Guerra das Malvinas”, no início da década de 1980, que envolveu Argentina e Reino Unido.
“A simulação da ONU é uma atividade educacional na qual os alunos representam delegados de diferentes países e debatem questões globais, como política internacional, direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento econômico, seguindo os procedimentos e protocolos utilizados nas reuniões reais da ONU”, destacou a professora do Colégio Sapiens, Maria Vitória, que atua nos ensinos Fundamental II e Médio na Unidade Jardim América e organizou o evento.
Ela ainda completa: “Essa atividade ainda trabalhou a produção escrita. Ainda há a oratória, tratados, articulações políticas. A escola abraçou esse projeto, pois prepara o aluno como um todo. É uma atividade multidisciplinar, pois ajuda os alunos e alunas a se tornarem cidadãos mais informados e conscientes”.
Na oportunidade, segundo os organizadores, há uma exigência para que os alunos pensem criticamente sobre as questões em debate e desenvolvam argumentos lógicos e bem fundamentados, além de focarem no trabalho em equipe, mesmo que seja negociar com colegas que apresentem diferentes interesses e pontos de vista.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!