SECA HISTÓRICA: Linhão que leva energia de Rondônia para Sudeste do país segue desligado

Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau são ligadas à subestação de Araraquara (SP)

SECA HISTÓRICA: Linhão que leva energia de Rondônia para Sudeste do país segue desligado

Foto: Divulgação/ESBR

Uma das maiores linhas de transporte de energia elétrica do Brasil, que conecta as regiões Norte e Sudeste, está desligada desde a última quarta-feira (04) devido à seca histórica do Rio Madeira. Essa informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

A linha de transmissão em questão é conhecida como Linhão do Madeira e conecta as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau à subestação em Araraquara (SP).

 

Segundo o ONS, o desligamento dessa linha foi necessário para priorizar o fornecimento de energia nos estados do Acre e de Rondônia. Isso se deve ao fato de que a hidrelétrica de Santo Antônio, uma das maiores do Brasil, foi desligada esta semana devido à seca do Rio Madeira.

 

A empresa responsável pela usina Santo Antônio explicou que a quantidade de água fluindo pelo rio para gerar energia está muito baixa devido à seca histórica, o que pode afetar o funcionamento das turbinas. Essa hidrelétrica opera com um reservatório pequeno e depende da vazão do rio.

 

Enquanto a usina Santo Antônio está desligada, a usina Jirau, também localizada no Rio Madeira, continua operando normalmente. A empresa responsável pela Jirau informou que suas turbinas foram projetadas para operar com uma queda líquida entre 10 e 20 metros, e a queda atual está em 12,20 metros, o que permite a continuação das operações.

 

O desligamento da linha de transmissão que leva a energia gerada por Jirau e Santo Antônio para o restante do país foi uma medida necessária para garantir o fornecimento de energia em Rondônia e Acre, uma vez que apenas uma das hidrelétricas está operacional. O ONS está constantemente avaliando a possibilidade de retomada da operação do sistema.

 

Não há previsão para quando a usina hidrelétrica Santo Antônio poderá retomar suas operações devido às condições desfavoráveis na bacia do Rio Madeira.

 

Gigante

 

O Linhão do Madeira é classificado como uma das maiores linhas de transmissão do Brasil, cobrindo mais de 2,3 mil quilômetros e passando por cerca de 80 municípios. O investimento total para o projeto foi estimado em R$ 3,2 bilhões.

 

Esta linha de transmissão começou a operar em 2013, conectando as duas usinas hidrelétricas do rio Madeira, em Rondônia, à região sudeste do país, especificamente à subestação de Araraquara 2 (SP).

Direito ao esquecimento
Você confia em quem mistura política com religião?
Como você classifica a gestão do prefeito Isaú Fonseca em Ji-Paraná?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Major Sports Bonus & Tenis

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS