UNIR: Nota à Comunidade Universitária à Sociedade sobre trotes na Universidade

Ações de grupos específicos que promovem trotes violentos devem ser coibidas

UNIR: Nota à Comunidade Universitária à Sociedade sobre trotes na Universidade

Foto: UNIR

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) repudia veementemente qualquer tipo de violência, especialmente ações que possam representar ameaças e intimidações entre membros de sua comunidade acadêmica. Do mesmo modo a UNIR se alinha com todos os esforços impetrados para coibir violências de todos os tipos e fomentar espaços sadios de convivência para o ensino e trabalho.
 
 
A partir desde princípio de atuação a UNIR informa à sociedade em geral, e à sua comunidade universitária em particular, que atua para evitar que ações que atentem contra a saúde física e psicológica de novos estudantes em seus cursos de graduação ocorram, se posicionando contra trotes que representem qualquer tipo de violência a novos alunos.
 
 
Como modo de receber novos estudantes a UNIR promove, no início de cada semestre letivo, a Semana de Acolhimento (2020.2, 2021.1, 2021.2, 2022.1, 2022.2 e 2023.1), evento em que a estrutura de ensino e administrativa da Universidade é apresentada a novos alunos, há a realização de palestras com convidados externos, e visitas guiadas acontecem, tudo com o objetivo de ambientar os ingressantes à Universidade.
 
 
Sobre a recomendação feita pelo Ministério Público Federal para que coíba trotes violentos, a UNIR a acolherá na íntegra, ao mesmo tempo em que, não tendo sido registrada nos seus canais internos nenhuma informe sobre a situação, busca junto às suas unidades diretamente implicadas as informações necessárias para que as devidas providências sejam tomadas.
 
 
Ações de grupos específicos que promovem trotes violentos devem ser coibidas e, como parte dos esforços neste sentido, a UNIR disponibiliza canais via Ouvidoria Institucional (WhastApp 69 2182-2050, e-mail ouvidoria@unir.br, FalaBr, ou presencialmente com agendamento prévio), e orientações e informações podem ser fornecidas por meio do SOU UNIR (WhatsApp 69 2182-2016, e e-mail sou@unir.br), que, no entanto, não receberam qualquer notícia neste sentido ao longo do corrente ano.
 
 
Por fim, a UNIR reafirma a necessidade de seguir sendo um espaço de aprendizado, pesquisa e convivência, que oferece a necessária segurança e acolhimento para todos, independentemente de sua origem, raça, gênero e orientação sexual. É dever da Universidade, e de todos os seus membros, combater qualquer forma de discriminação, violência ou constrangimento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS