IFRO: Alunos são prejudicados com inversão do trânsito na Avenida Calama

Cerca de 2 mil alunos terão de andar mais de 1 mil metros quando descerem dos ônibus para chegar à escola

IFRO: Alunos são prejudicados com inversão do trânsito na Avenida Calama

Foto: Ilustrativa/ Reprodução da Internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de 2 mil alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) terão de andar mais de 1 mil metros quando descerem dos ônibus para chegar à escola, porque a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) resolveu mudar o itinerário do trânsito entre 6h30 e 8h30 na Avenida Calama.
 
 
Pelo que se apurou, a medida que iniciou nesta segunda-feira, 18, foi feita para atender aos moradores dos conjuntos 22 de Dezembro e Marechal Rondon, no horário atingido, alegando a Semtran que passam pela Calama cerca de 5 mil veículos nesses horários. 
 
 
O que se sabe, ainda, é que até então,  nenhuma medida foi tomada em relação ao percurso que os adolescentes terão de trafegar a pé para chegar ao IFRO, principalmente quando entrar o período das chuvas, com a finalidade de melhorar o trânsito para as pessoas que possuem veículos e que podem contar com outras alternativas para se desviar do trânsito.
 
Esses alunos se deslocavam para o instituto a partir da zona Leste ou do centro da cidade e desciam do ônibus defronte à escola mas, a partir de agora, terão de descer dos coletivos na Avenida Pinheiro Machado, distante mais de um quilômetro do local da escola.
 
 
Também já passou da hora da administração municipal entender que as vias da cidade já não comportam mais o número elevado de veículos, sendo necessário criar outras alternativas para satisfazer o atendimento da mobilidade à toda a população e não somente aos que têm maior poder de barganha e que contam com o apoio de alguns vereadores. Não se pode atender a população somente por pequenos segmentos. 
 
 
À Imprensa, o secretário Anderson Pereira disse que a medida que iniciou nesta segunda (18) terá caráter experimental por um mês. 
 
 
ATUALIZAÇÃO
 
Depois de algumas horas da publicação desta reportagem, a Prefeitura de Porto Velho enviou nota ao Rondoniaovivo que será publicada na íntegra abaixo:
 
 
A Secretaria de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) informa que, antes de iniciar a mudança no sentido da Av. Calama, realizou diversos estudos para identificar a quantidade de passageiros que seriam afetados com a inversão da via, no período de 6h às 8h30, de segunda a sexta-feira.
 
Neste estudo, dois mais de 2.000 alunos matriculados no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), foram identificados que desembarcam de 100 a 200 estudantes no ponto de ônibus da Avenida Calama, próximo a  entrada principal do Ifro, de todas as linhas que passam pelo local.
 
Para que os mesmos não sejam prejudicados, a Semtran definiu uma nova rota de transporte coletivo, por vias mais próximas do Instituto, que vai entrar em operação a partir de terça-feira (19).
 
A Semtran informa a todos os alunos que o transporte coletivo fará o desembarque de passageiros no ponto de ônibus localizado na Rua Apolo com Av. Calama, lateral do Instituto, os quais poderão acessar a entrada no campus pelo portão lateral, que ficará disponível aos alunos, nos termos dos ajustes realizados com o diretor-gral do pólo, Leonardo Pereira Leocádio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS