Deputada federal Cristiane Lopes esteve no Rondoniaovivo e disse que o foco, no momento, é o mandato em Brasília
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Setembro
E setembro chegou deixando para trás um dos agostos mais quentes dos últimos anos. Em Rondônia, além do calor ainda temos poeira e fumaça. A junção de poeira, fumaça e calor faz com que os moradores desse canto do Brasil, quase tivessem a certeza de que o inferno resolveu colocar uma sucursal em nosso Estado. Mas foi dada uma trégua, e as primeiras chuvas já começaram a cair para a alegria de todos. Que essas águas tragam saúde e muitas energias positivas para todos!
Alerta
Depois do dia 8 de janeiro quando um bando de ditos ‘patriotas’ invadiu Brasília e causou o caos com ataque às sedes dos três poderes em protesto contra a vitória do presidente Lula na última eleição presidencial, o sinal de alerta está ligado em todo país. O objetivo é evitar que se repita o ocorrido na capital federal e que transformem o Dia da Independência (7 de setembro) em uma demonstração de apoio a sentimentos golpistas que, apesar de todo o rigor da Justiça, continuam bem enraizados em uma minoria dos brasileiros. Ou seja, quem viver verá!
Sem noção
Falando nisso, vamos torcer para que nenhum parlamentar rondoniense tenha a ideia de copiar a de um vereador da Câmara Municipal de Porto Alegre, no Rio Grande Sul. Lá, o ex-vereador Alexandre Bobadra, que teve o mandato cassado no último dia 15 agosto TRE por abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, que, antes de perder o cargo protocolou uma proposta para transformar o dia 8 de janeiro em ‘Dia Municipal do Patriota’. Vale lembrar que o ex-vereador durante o mandato foi o responsável por 220 sugestões de criação de datas comemorativas. Devia ter sido um político muito preocupado com a população...
Radar
Mas nesse caso do político gaúcho, a repercussão foi nacional e, dizem, ele já entrou no radar de outro Alexandre, o Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ou seja, ele tem grande chance de se enrolar com a Justiça.
Doação
O caso do apresentador Fausto Silva que conseguiu um transplante de coração mostrou a importância da doação de órgãos. Inclusive, esse mês está sendo desenvolvida a campanha Setembro Verde, visando estimular a doação de órgãos e diminuir o preconceito contra a esse verdadeiro ato de amor.
Muita gente
Hoje no Brasil, cerca de 65 mil pessoas aguardam na fila do Sistema Único de Saúde – SUS para transplantes de órgãos, conforme o Ministério da Saúde. O número é um dos maiores dos últimos 25 anos. Se tornar doador no Brasil, é muito simples. Não é necessário a pessoa deixar nada escrito, em nenhum documento, basta informar à família sobre o desejo. O procedimento só ocorre depois da autorização da família. Nesse caso, os órgãos que podem ser doados são, fígado, rins, córneas, pâncreas, intestino, ossos, pele, coração, pulmão. O doador voluntário pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea ou parte do pulmão, para pessoas de até quarto grau de parentesco e cônjuges. Pense nisso!
Expovel
A 12ª Feira Agropecuária de Porto Velho – Expovel, ocorrida entre os dias 23 e 27 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, alcançou R$ 2 milhões em negócios, de acordo com o balanço da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel. O retorno da festa ao calendário de eventos da capital mostrou que é necessário pensar no turismo de forma mais séria e comprometida. Apesar de alguns percalços no início a feira entrou no ritmo e alcançou os objetivos. Vamos torcer que em 2024, ela consiga ser ainda melhor!
Festival de Praia
Falando em festa, acontece desde a última sexta-feira(01) e vai até domingo(03), a 5°edição do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã (RO), em Porto Velho. A expectativa na localidade é grande, afinal, são esperadas mais de três mil pessoas durante todo o evento. Uma oportunidade de renda para os moradores da região. Aos visitantes, além das belezas naturais do lugar terão música, esporte e muita diversão. Desejamos sucessos!
Cristiane Lopes
A deputada federal Cristiane Lopes(União Brasil) participou na última sexta-feira(01) do programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão. Ela fez um balanço do que tem feito em Brasília nesses primeiros meses de mandato, disse que bancada de Rondônia está unida e que está batalhando para enviar recursos para o nosso Estado. A parlamentar também falou da polêmica com deputada federal Erika Hilton(PSOL) que viralizou nas redes sociais essa semana. A paulista disse que a rondoniense foi transfóbica ao dizer que as mulheres trans tinha que ter o próprio espaço. Foi polêmico!
Talvez
Perguntada sobre se será candidata à prefeitura de Porto Velho, Cristiane Lopes afirmou que está focada no mandato de parlamentar federal, mas também não descartou a hipótese de entrar na disputa. Ou seja, o tempo dirá se a deputada resistirá ou não a tentação de concorrer nas próximas eleições municipais. A entrevista pode ser conferida no link: https://rondoniaovivo.com/noticia/geral/2023/09/01/conexao-rondoniaovivo-dep-federal-cristiane-lopes-fala-sobre-a-atuacao-dela-no-congresso-nacional.html
Mulheres
Finalmente, Porto Velho terá a Casa da Mulher Brasileira. Já estava passando da hora de nosso Estado ser comtemplado com esse projeto que visa dar assistência às mulheres vítimas de violência, além de garantir o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica, funcionando todos os dias da semana, durante 24 horas. O terreno(foto), fica na avenida Imigrantes com a Décima Avenida, no bairro Rio Madeira, e já foi doado pela Prefeitura da capital e o engenheiro do Ministério das Mulheres esteve na cidade para vistoriar a área onde será erguida o prédio. Merece aplausos e apoio total essa iniciativa, pois Rondônia lidera o ranking de feminicídio no país. Precisamos tirar essa triste marca de nossas estatísticas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!