NEGLIGÊNCIA: Patrimônio histórico tombado, Três Marias vira estacionamento de bar; veja vídeo

Detran e Semtran não fiscalizam área e deixam desordem tomar de conta do bem público

NEGLIGÊNCIA: Patrimônio histórico tombado, Três Marias vira estacionamento de bar; veja vídeo

Foto: Iphan - Leandro Morais / Reprodução da Prefeitura de Porto Velho, ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Rondoniaovivo recebeu neste domingo (27), um vídeo registrando um ataque ao senso comum (e ao Código de Trânsito Brasileiro). Alguns motoristas julgaram de bom tom utilizar o espaço da praça das Três Caixas d’Água, no centro de Porto Velho (RO), como estacionamento. 
 
Dois problemas são registrados no vídeo, que foi publicado no Instagram pelo historiador Célio Silva (@profcelioleandro): deficiência de fiscalização e desrespeito com a história do estado. Estacionar qualquer veículo no passeio público (calçada) é uma infração grave de trânsito sujeito a multa de R$195,23, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. 
 
 
 
 
De acordo com o artigo 181 do CTB, alguns casos são passíveis de remoção do veículo por guincho. Obviamente não é isso que acontece na capital, onde panacas e cafonas desordeiros fazem o que bem entendem e não se importam com a lei nem com as consequências de suas escolhas e como isso pode afetar a coletividade. 
 
As Três Marias são um patrimônio centenário do estado de Rondônia, com a construção iniciada em 1910 e concluída em 1912 - 111 anos atrás. No site da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho da Prefeitura de Porto Velho, lê-se o seguinte:
 
“A praça, que é conhecida pelo mesmo nome dos monumentos, serve de palco para diversas atividades artísticas, culturais e turísticas. É um dos espaços públicos onde a comunidade se reúne em família, especialmente durante os finais de semana”, diz o site da Semdestur.
 
Irônico, já que na prática a realidade é outra. A praça das Três Caixas d’Água, desassistida pela fiscalização de órgãos como Detran e Semtran, com acabou se transformando em um estacionamento de casas noturnas que ficam ao redor do local.
 
A reportagem tentou entrar em contato, via e-mail, com a Secretaria Municipal de Trânsito e com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia - órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito na capital - mas até o momento de publicação desta reportagem não obteve retorno. O espaço permanece aberto para declarações e esclarecimentos. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS