RECONHECIMENTO: UNIR concedeu título a pesquisadora boliviana

Historiadora Maria del Pilar tem trabalho voltado para Amazônia

RECONHECIMENTO: UNIR concedeu título a pesquisadora boliviana

Foto: UNIR

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) concedeu o título de Doutora Honoris Causa à pesquisadora Maria Del Pilar Gamarra Téllez, historiadora boliviana reconhecida por suas pesquisas localizadas na Amazônia. A honraria foi concedida em Sessão Solene do Conselho Superior Universitário (Consun), realizada presencialmente no Auditório da UNIR-Centro na manhã de terça-feira, dia 22 de agosto, e presidida pelo vice-reitor da UNIR, e presidente em exercício do Consun, professor Juliano Cedaro. A transmissão está disponível na íntegra no Canal da UNIR no Youtube.
 
 
Com destacou Juliano Cedaro, “o reconhecimento da trajetória e às contribuições da professora Pillar decorrem tanto pelo seu trabalho de grande relevância, mas também pela necessária integração, cada vez maior, entre pesquisadores brasileiros da UNIR com colegas da América do Sul, especialmente os países fronteiriços”.
 
 
Aprovada por unanimidade, a outorga do título foi proposta ao Consun pelo Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAM) em outubro de 2022, argumentando especialmente sobre a extensa e relevante contribuição dada pela pesquisadora, por meio de sua obra, à historiografia do Oriente Boliviano, região que tem profunda ligação com a historiografia brasileira, principalmente com o Estado de Rondônia. Os membros da comissão que apresentou a proposta de concessão título, professores Dante Ribeiro da Fonseca, Rogério Sávio Link e Sônia Ribeiro de Souza, indicaram ainda a colaboração e os esforços em construir intercâmbios com pesquisadores de universidades bolivianas e brasileiras, principalmente dos estados de Rondônia e Acre.
 
 
Reconhecimento – A proposição pela concessão do título de Doutor Honoris Causa foi feita pelos professores Dante Ribeiro da Fonseca, Rogério Sávio Link, e Sônia ribeiro de Souza, do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHam). Na sessão solene a professor Maria del Pilar Gamarra Téllez teve como guardiões – responsáveis por conduzi-la na cerimônia e por apresenta-la, a professor Juracy Pacífico, diretora do Núcleo de Ciências Humanas (NCH), e o professor Dante Fonseca, do PPGHam. Nas suas falas ambos destacaram a importância do trabalho da professor Maria del Pilar sobre a Amazônia, especialmente o foco no período de exploração da borracha na fronteira com o Estado de Rondônia.   
 
 
Trajetória – A professora mestra Maria Del Pilar Gamarra Téllez é historiadora reconhecida nos meios acadêmicos Sul Americanos pela sua atividade como professora, pesquisadora e empreendedora em diversas áreas da História e do Patrimônio Cultural. Sua obra está ligada à sua história de vida. Oriunda de família vinculada ao seringalismo, nasceu na cidade de Rurrenabaque, situada nas chamadas Terras Baixas Bolivianas. Formada em História em 1993, com mestrado concluído em 1995, teve carreira docente em La Paz, na Universidad Mayor de San Andres. Com produção acadêmica focada em torno dos fenômenos históricos ocorridos no Altiplano Andino, Gamarra Téllez destacou-se pela produção histórica sobre a Amazônia Boliviana, filiando-se ao Instituto de Estudios Andinos y Amazónicos, o qual dirigiu.
 
 
De sua carreira podem ser destacadas inúmeras atividades e instituições com as quais colaborou, especialmente sua extensa e relevante contribuição para a Historiografia do Oriente Boliviano, notadamente ao Departamento do Beni, particularmente as obras El desarrolloautonomo de la Amazonia boliviana, processos socioeconomicos em lafronterapionera - 1860-2012 (2012); Norte Amazonico, economia gomera - 1870-1940 (2018) e Barraca gomera y dominioamazonico: elconflicto de Acre - 1899-1903 (2018).
 
 
Aposentada do magistério superior de seu país, a professora María del Pilar Gamarra Téllez retornou às Terras Baixas, atualmente residindo no Departamento de Pando. A partir daí estreitou contatos não somente com os demais departamentos bolivianos daquela região, como também, além da fronteira política, com os estados brasileiros do Acre e Rondônia. Atualmente a professora Gamarra é uma das maiores especialistas na História dessa fronteira, destacando-se a sua disposição em construir uma rede de intercâmbio entre docentes e discentes das univerdidades da Bolívia, Acre e Rondônia.
 
 
Palestra – Na quarta-feira, dia (23) de agosto, a professor Maria del Pilar ministrou, a convite do PPGHam e do Departamento de História, a palestra “As artérias fluviais do Nordeste Boliviano: o lócus da identidade amazônica”, realizada no Auditório da Biblioteca Central no Campus de Porto Velho. A sessão solene também marcou o retorno às atividades presenciais de forma plena dos Conselhos Superiores da UNIR, pois foi a primeira realizada presencialmente desde o início da pandemia de Covid.

Galeria de Fotos da Notícia

RECONHECIMENTO: UNIR concedeu título a pesquisadora boliviana

RECONHECIMENTO: UNIR concedeu título a pesquisadora boliviana

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS