Rondônia é o terceiro Estado brasileiro (empatado com Mato Grosso do Sul e São Paulo) com mais igrejas evangélicas por 100 mil habitantes. É o que revela o estudo feito pelo cientista político Victor Araújo, pesquisador associado ao Centro de Estudos da Metrópole, ligado à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Para realizar o estudo, foram levadas em consideração as igrejas evangélicas missionárias, pentecostais, neopentecostais e de classificação não determinada.
O pesquisador usou como fonte de dados o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). A Lei 10.825/2003 deixa livre a criação, organização e funcionamento das organizações religiosas.
O estudo é referente ao ano de 2019. Em primeiro lugar, está Espírito Santo, seguido do Rio de Janeiro, cada Estado contando com mais de 80 templos. O que significa que existe uma igreja evangélica para cada 1,2 mil moradores nestes estados.
Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal tem entre 30 e 50 igrejas cada. Com isso, existe uma igreja para cada 2 mil a 3,3 mil habitante.
Por outro lado, aparecem algumas Unidades da Federação da região Nordeste, como Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, todas com menos de 20 igrejas evangélicas por 100 mil habitantes.
Um dos motivos para esse crescimento é o aumento do grupo de confissão evangélica e o enfraquecimento do Catolicismo Romano.
O Campo Grande News entrou em contato com o presidente do Conselho Estadual de Pastores, Wilton Acosta, mas não conseguiu contato.
CENÁRIO NACIONAL
Conforme mostra o relatório, a expansão das igrejas evangélicas no Brasil começou em 1960. Já entre 1970 e 1990, o número de templos cresceu mais de 16 vezes, saindo de 1.049 para 17.033. Em 2019, existiam 109.560 igrejas evangélicas, das mais diversas denominações, espalhadas pelas 27 Unidades da Federação.
A região Sudeste continua sendo o apoio do evangelismo no Brasil, em contraste com a região Nordeste. No entanto, as regiões Norte e Centro-Oeste têm aumentado nas últimas duas décadas. Em 2019, foram abertas 6.356 Igrejas Evangélicas no Brasil, média de 17 novos templos por dia.