Diabetes, pressão alta e obesidade atingem mais sexo feminino do que masculino, de acordo com Sesau
Foto: Site careplus.com.br
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) divulgou dados que revelam que as mulheres são mais afetadas do que os homens em males crônicos como diabetes, hipertensão arterial (pressão alta) e obesidade no estado.
O levantamento também mostra que as doenças crônicas não transmissíveis são mais recorrentes no sexo feminino quando comparadas com o sexo masculino.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são as principais causas que afetam as pessoas e causam mortes no mundo e no Brasil.
Dados: Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – Sisab (Atendimentos individuais) – maio/2023
A subida nos números desses males está ligada ao envelhecimento da população, mudanças nos hábitos, estilo de vida, desigualdades socioeconômicas e dificuldade ao de acesso aos serviços de saúde.
De acordo com especialistas médicos, homens apresentaram maior prevalência de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e uma das causas pode ser o maior número de fumantes atualmente.
Hipertensão, diabetes, obesidade, sobrepeso e câncer estão entre os maiores registros de atendimentos individuais na rede pública de saúde de Rondônia, segundo a compilação de índices feito pela Sesau.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!