INFRAESTRUTURA: ‘Não tem faixa, nem rampa’ dizem pais de cadeirante autista estudante de escola municipal da capital

Volta às aulas de Porto Velho foi marcada por episódios de ineficiência da Semob

INFRAESTRUTURA: ‘Não tem faixa, nem rampa’ dizem pais de cadeirante autista estudante de escola municipal da capital

Foto: Acervo pessoal

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Depois das férias, voltar para a escola é uma tarefa árdua. Especialmente quando se é cadeirante e estudante de uma escola municipal de Porto Velho (RO), como é o caso de um estudante, de 10 anos de idade, que voltou à escola na última segunda (31) e acabou sendo confrontado com uma triste realidade.
 
Isso porque a calçada da escola Pé de Murici, localizada no bairro Planalto, tem um meio fio alto que dificulta a passagem de cadeirantes. 
 
 
 
Foto: meio fio alto na calçada da escola Pé de Murici - Acervo pessoal
 
 
 
“A gente só conseguiu deixar ele na escola hoje porque os funcionários da escola ajudaram a levantar a cadeira de rodas”, disse Cristóvão Soares, pai da criança. 
 
O estudante é uma criança severamente autista e não verbal que usa cadeira de rodas por conta de uma cirurgia, realizada há dois meses, para alongar o tendão. De acordo com a Mãe do estudante, ele não tem previsão de quando vai sair da cadeira de rodas. 
 
“A prefeitura está fazendo uma obra na Calama, por isso estão mexendo na calçada. Tiraram até a faixa de pedestre. As crianças têm que andar no meio da rua. É um perigo”, afirmou a mãe. 
 

Respostas 

Por e-mail, a Semob afirmou que “de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, equipes estão trabalhando no local para a conclusão da obra naquele trecho, o que inclui a calçada da escola”.
 
A secretaria, entretanto, não apresentou uma data para a conclusão da obra e tão pouco abordou a questão da acessibilidade. 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS