O Ministério Público de Rondônia ressaltou a importância da qualificação de forças de segurança para a promoção da pacificação social nesta segunda-feira (31/7), durante formatura do II Curso de Negociação Policial em Situações de Altíssima Complexidade, promovido pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec. O evento ocorreu no auditório do edifício-sede do MPRO, em Porto Velho.
Presente à solenidade, o Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Héverton Alves de Aguiar, afirmou que o adequado desempenho das forças de segurança e o cumprimento de seus deveres constitucionais em favor da sociedade passam, necessariamente, pela qualificação e capacitação dos efetivos.
O Procurador de Justiça falou do caráter estratégico do curso de negociador, sublinhando o objetivo maior de salvaguardar vidas. “Iniciativas dessa natureza contribuem para almejada pacificação social”, disse.
O II Curso de Negociação Policial em Situações de Altíssima Complexidade visou à qualificação de profissionais de Segurança Pública para o conhecimento aprofundado na área de negociação policial, com o objetivo de atender de forma técnica uma ocorrência complexa, aplicando intervenções qualificadas e seguras à sociedade rondoniense, sempre com o objetivo de salvaguardar ou minimizar a perda de vidas humanas.
Ao todo, formaram-se na capacitação 37 integrantes de instituições como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército e Aeronáutica.