PROCESSOS JUDICIAIS: Rondônia tem quatro vezes mais voos cancelados do que a média nacional

O grande corte de voos em Rondônia feito pela Azul e GOL após uma “chuva de processos judiciais” está também relacionado, em parte com os cancelamentos de voos

PROCESSOS JUDICIAIS: Rondônia tem quatro vezes mais voos cancelados do que a média nacional

Foto: Aeroin

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após uma grande repercurssão das reportagens sobre o cancelamento dos voos da Azul de Porto Velho para Manaus, Salvador, Recife, Campinas e o não retorno de Belo Horizonte, além da saída da GOL dos voos entre as capitais de Rondônia e do Amazonas, o AEROIN fez uma análise de dados de cancelamento em Porto Velho.
 
 
Para relembrar o caso, as duas empresas aéreas alegaram uma taxa de judicialização muito acima do normal no estado da Região Norte, que na Azul representaria 20% das ações que ingressadas contra a companhia, apesar de Rondônia ter apenas 0,8% da população brasileira, sendo que nem todos os cidadãos do estado voam pela companhia.
 
 
Por outro lado, analisando os dados fornecidos pela ANAC, que liberou apenas as informações de janeiro a abril, segundo pede a Resolução 218, que exige que as companhias aéreas repassem os dados de cancelamentos e atrasos, chega-se a um outro número acima da média.
 
 
Neste período citado acima, a Azul cancelou 17,24% dos voos em Porto Velho e a GOL em torno de 19,83%, enquanto a média nacional das empresas foi de apenas de 5,16% no período.
 
 
Este número mostra que, em média as empresas cancelaram quase quatro vezes mais voos em Porto Velho, tanto saindo como chegando na capital rondoniense, do que no resto do Brasil. E outro número interessante vem da LATAM: a empresa não cancelou nenhum voo na cidade entre janeiro e abril e também não teve nenhum atraso acima de 10 minutos.
 
 
A operação da LATAM, por outro lado, sempre foi mais limitada, com voos fixo apenas a Brasília e alguns pontuais para Guarulhos, enquanto a GOL também voava para Manaus, além da capital para federal, e a Azul para Manaus, Salvador, Recife, Campinas e Cuiabá.
 
 
De atrasos significativos, apenas a Azul teve 11% dos voos em Porto Velho com atraso de 15 a 30 minutos e apenas no mês de Fevereiro.
 
 
Os problemas no aeroporto estariam também relacionados à infraestrutura, já que Porto Velho conta com sistema de pouso por instrumento (ILS) da Categoria 1 em apenas uma das cabeceiras. A formação de nevoeiro é comum na madrugada, horário em que maioria dos voos ocorrem, visando permitir conexões no aeroporto de destino para outras cidades.
 
 
Ainda assim, a razão de quatro vezes mais cancelamentos é bem distante da taxa processual, que no caso da Azul como citado anteriormente, é 25 vezes maior do que a população do estado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS