DIA DA PIZZA: De onde vem a expressão ‘acabar em pizza’?

O ditado popular, comumente associado a política nacional, foi cunhado por um jornalista esportivo

DIA DA PIZZA: De onde vem a expressão ‘acabar em pizza’?

Foto: Reprodução via CNN

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda (10), comemora-se o Dia da Pizza. A história da pizza começou há cerca de 6.000 anos, no Egito. Alguns pesquisadores afirmam que os gregos foram os pioneiros do prato, e faziam a massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico, que era assada em tijolos quentes.
 
A palavra "pizza" vem do latim "picea", que designa ‘algo torrado pelo fogo’. Na Itália, o prato foi o principal alimento dos pobres do Sul.
 
Inclusive, foi em Nápoles que se passou a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e comida como sanduíche - costume que prevalece até hoje. Os mais ricos colocavam queijo, linguiça ou ovos por cima do alimento.
 
No século 16 e em formato retangular, a nobreza de Nápoles começou a apreciar o prato. A pizza circular só entrou em voga durante a Segunda Guerra Mundial. Mais prática para preparar na hora de abrir a massa, a pizza redonda evita desperdícios. 
 
A data passou a ser celebrada em 1985, por causa de um concurso que elegeu as dez melhores pizzas de São Paulo. Desde então, os organizadores do evento decidiram marcar o último dia do evento, 10 de julho, para comemorar anualmente a iguaria.
 

E como surgiu a expressão ‘acabar em pizza’?

Esta expressão foi criada por um jornalista esportivo chamado Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva.
 
Entre 1964 e 1965, existia uma oposição feroz dentro do Palmeiras. Certo dia, oposição e situação se reuniram em uma reunião do conselho. Peruzzi, pressentiu que daquele encontro sairia a manchete da edição do dia seguinte. A rivalidade era tamanha que o encontro durou mais de 14 horas.
 
De acordo com a Folha de SP, às 11 da noite e depois das 14 horas de reunião, Peruzzi ligou para a redação e recebeu um ultimato do redator-chefe, Olímpio da Silva e Sá.
 
'Para minha sorte, às 23h15, 23h20, os conselheiros saíram da sala, só que abraçados, falando que tinham chegado a um acordo', contou Peruzzi em entrevista.
 
Convidaram o repórter para comer pizza com eles no que parecia ser uma grande confraternização. Peruzzi ligou para o jornal para dar a notícia e ouviu de Olímpio:
 
– Como acabou aí?
 
– Acabou em pizza! –disse Peruzzi.
 
No dia seguinte, a capa do jornal estampou a manchete: 'Reunião-bomba no Palmeiras acaba em pizza'. 
 
FOTO: Peruzzi, criador da expressão / Reprodução
 
* Com conteúdo da Revista Recreio, Mundo Estranho, Brasil Escola e Folha de SP
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS