FUTEBOL: Quais são os maiores campeões estaduais do Brasil

Confira os três clubes recordistas de títulos estaduais no futebol brasileiro

FUTEBOL: Quais são os maiores campeões estaduais do Brasil

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os campeonatos estaduais, apesar das constantes críticas que recebem de alguns dirigentes do nosso futebol e da imprensa especializada, continuam tendo um peso enorme para muitos clubes do país.
 
Eles não só refletem a rivalidade entre os clubes locais como também são uma importante fonte de renda graças aos patrocínios e arrecadação, além de serem uma vitrine para futura venda de seus atletas. Eles são também o único caminho para que esses clubes obtenham títulos expressivos.
 
Eles também são uma boa opção para os apostadores pela grande quantidade de jogos e uma certa imprevisibilidade. Um requisito importante para escolher o melhor site de apostas sem dúvidas é o número de mercados e competições e os estaduais continuam tendo seu protagonismo.
 
Alguns grandes clubes têm deixado de lado esse torneio optando pela participação com equipes mistas, poupando suas equipes principais para torneios mais rentáveis. 
 
O que precisa ser levado em consideração é que os campeonatos estaduais servem como uma pré-temporada para lançar os garotos da base, avaliar o trabalho dos treinadores e preparar fisicamente os atletas para maratona de jogos em competições importantes, como o Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América.  
 
O brasileiro está habituado com os estaduais, se tornou uma tradição e gostam de assistir seus times enfrentando seus rivais, para isso lotam os estádios.
Por isso é difícil simplesmente acabar com esses torneios regionais e esquecer suas rivalidades locais. Dentre os grandes detentores de títulos de campeonatos estaduais, um se destaca: o ABC de Natal, no Rio Grande do Norte, que hoje lidera o ranking de campeões com 57 títulos. 
 
O chamado “Elefante” está inclusive no livro de recordes Guinness graças ao número de conquistas obtidas, sendo considerado um recorde mundial. 
 
A seguir falaremos sobre os três clubes recordistas de títulos estaduais no futebol brasileiro.
 
 
ABC de Natal - 57 títulos
 
O maior campeão estadual do Brasil é o ABC do Rio Grande do Norte, tendo obtido sua primeira conquista em 1920.  Com mais de 100 anos de história, o ABC construiu seu próprio estádio, o Frasqueirão, graças à colaboração de sua torcida. Ele foi inaugurado em 2006
 
Hoje o ABC detém o recorde mundial de mais títulos em uma mesma competição, com 57 títulos do Campeonato Potiguar na sala de troféus. O alvinegro está bem à frente de seu maior rival, o América de Natal, que possui 37 títulos estaduais.
 
 
Bahia - 50 títulos
 
O grande rival do Bahia é o Esporte Clube Vitória e as disputas entre os dois grande, o conhecido “Ba-Vi” tem dado a vantagem ao Tricolor de Aço que está na segunda posição do ranking de maiores campeões estaduais, com 50 títulos. 
 
O Vitória até o momento soma 29 conquistas no Campeonato Baiano. 
 
No início deste ano de 2023 o clube baiano se tornou SAF ao ser negociado com o Grupo City. Com a chegada de novos investimentos em atletas, o clube com certeza continuará na liderança do ranking.
 
No acordo celebrado com o grupo City o aporte que deverá ser feito no clube baiano alcançará R$ 1 bilhão de reais a serem divididos em contratações, infraestrutura e pagamento de dívidas existentes.  Com certeza serão anos felizes os que vem à frente na Fonte Nova, um dos estádios mais lendários do futebol nacional.
 
 
Paysandu - 49 títulos
 
O Paysandu de Belém do Pará, hoje disputando a Série C do Campeonato Brasileiro, soma 49 conquistas no Campeonato Paraense, dois títulos a mais que seu rival, o Remo. 
 
Apelidado de “Papão da Curuzu” em referência à rua onde fica o Estádio da Curuzu, o Paysandu é o único Clube da região Norte que chegou a disputar uma Copa Libertadores da América, isso em 2003.  A campanha foi histórica, com vitória na Bombonera contra o Boca Juniors.
 
 
Depois desses grandes acumuladores de títulos estaduais seguem outros clubes com um bom número de conquistas em seus respectivos estados:
 
Atlético (MG) - 48 títulos
 
Rio Branco (AC) e Remo (PA) - 47 títulos
 
Fortaleza (CE) - 46 títulos
 
Internacional (RS) e Ceará (CE) - 45 títulos
 
Nacional (AM) - 42 títulos
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS