CENSO 2022: População de Porto Velho aumentou, mas a de Rondônia diminuiu

IBGE divulgou o Censo de 2022: Porto Velho é a maior cidade do estado, com aumento de mais de 30 mil habitantes

CENSO 2022: População de Porto Velho aumentou, mas a de Rondônia diminuiu

Foto: Reprodução; Daiane Mendonça via GOV/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta (23), os primeiros resultados do Censo de 2022. Porto Velho é o maior município do estado, com 460.413 habitantes. Com um aumento de 31.889 porto-velhenses, houve um crescimento de 7%, quando comparado ao último levantamento.
 
O último Censo foi realizado em 2010. Na última edição da pesquisa, a capital de Rondônia tinha aproximadamente 428.527 habitantes. Porto Velho é o 4º maior município da região Norte, atrás de Manaus (AM), Belém (PA) e Ananindeua (PA).
 
De acordo com a pesquisa do IBGE, Porto Velho tem uma densidade demográfica de 13,51 habitantes por km² e uma média de 3,01 moradores por residência. 
 
FOTO: Leando Morais via Governo do Estado / Porto Velho, a cidade mais populosa de Rondônia
 
Apesar de ter uma das capitais mais populosas da região Norte, Rondônia registrou a maior taxa de cidades com perda de habitantes no país. Cerca de 75% dos municípios rondonienses encolheram. 
 
A cidade que mais perdeu moradores foi Buritis. No Censo de 2010, o município tinha 32.383 habitantes. O número caiu para 27.992 em 2022. 
 
Proporcionalmente, a cidade que mais ‘encolheu’ foi Ministro Andreazza. Em 2010, o município tinha 10.352 habitantes. O número caiu para 6.466, uma perda de 37,54%.
 
A menor cidade de Rondônia é Pimenteiras do Oeste, com 2.156 habitantes. Entretanto, o número de habitantes de Pimenteiras cresceu, já que em 2010 a cidade tinha apenas 2.127 moradores.
 
FOTO: GOV/RO; Portal de entrada de Pimenteiras do Oeste, a menor cidade de Rondônia
 
A pesquisa do IBGE é realizada a cada 10 anos e tem como objetivo realizar uma coleta de dados sobre a população do país e traçar o perfil socioeconômico da sociedade, além de servir parâmetro principal para distribuição de recursos públicos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS