ÁGUA E ESGOTO: MP acompanhará implantação de saneamento básico na Capital

Medida leva em consideração as Leis nº 11.445/2007 e 14.026/2020, popularmente conhecidas como Marco Legal do Saneamento

ÁGUA E ESGOTO: MP acompanhará implantação de saneamento básico na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia instituiu força-tarefa com a finalidade de acompanhar ações do Poder Público na implementação de serviços de saneamento básico no Município de Porto Velho. A medida leva em consideração as Leis nº 11.445/2007 e 14.026/2020, popularmente conhecidas como Marco Legal do Saneamento, por apresentarem eixos estruturantes, com metas para melhorias na cobertura das redes de distribuição de água e esgoto, assegurando a universalização desses serviços.

 

A criação da força-tarefa foi formalizada pela Portaria nº 880/PGJ-2023, assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, tendo como integrantes os Promotores de Justiça Pablo Hernandez Viscardi (Coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente - GAEMA), a quem caberá gerenciar as ações do grupo; Tâmera Padoin Marques Marin (Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção - GAEC); Daniela Nicolai de Oliveira Lima (Promotoria de Justiça do Consumidor); Shalimar Christian Priester Marques e Jesualdo Eurípedes Leiva de Faria (ambos da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente).

 

O Marco Legal do Saneamento Básico tem como propósito garantir o acesso de cidadãos aos serviços nessa área, assegurando a cobertura por rede sanitária de água e esgoto e a coleta e a destinação ambientalmente adequada do lixo.

 

Na capital, o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, aprovados pela Lei Complementar nº 839/2021, estabelecem ações e metas de imediato, curto, médio e longo prazos visando ao aperfeiçoamento e gerenciamento dos serviços de saneamento na cidade. Tais instrumentos terão a execução acompanhada pelo MP, por meio da força-tarefa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS