FUTURO: Sistemas SCADA em Infraestrutura Crítica

Embora os sistemas SCADA ajudem muito a infraestrutura crítica, é necessário prestar atenção a vários aspectos se quiser utilizá-lo para na sua empresa

FUTURO: Sistemas SCADA em Infraestrutura Crítica

Foto: Ilustrativa

A infraestrutura crítica, como aeroportos, estações de metrô, pontes, túneis e barragens, são ativos essenciais para a operação e funcionamento seguro das cidades e países. Para garantir a operação segura e eficiente desses ativos, muitas organizações dependem de sistemas SCADA (Controle de Supervisão e Aquisição de Dados).
 
Introdução aos Sistemas SCADA em Infraestrutura Crítica
 
Os softwares SCADA em infraestrutura crítica são usados para monitorar e controlar processos e sistemas complexos. Esses sistemas são compostos por sensores, controladores e softwares especializados que coletam, armazenam e analisam dados em tempo real. Isso permite que os operadores monitorem o desempenho dos ativos, identifiquem rapidamente problemas e tomem decisões informadas para melhorar a segurança e eficiência dos processos.
 
Características dos Sistemas SCADA em Infraestrutura Crítica
 
Os sistemas SCADA apresentam vários factores para infraestrutura crítica.
 
Eles ajudam a melhorar a eficiência dos processos, reduzindo o tempo de inatividade e minimizando o desperdício. Os sistemas SCADA também ajudam a melhorar a segurança, monitorando e controlando sistemas críticos em tempo real e permitindo que os operadores identifiquem problemas rapidamente.
 
Além disso, os sistemas SCADA ajudam a prolongar a vida útil dos ativos críticos, monitorando a integridade estrutural e o desgaste dos equipamentos. Isso permite que os operadores planejem manutenções preventivas em vez de reagir a falhas críticas. Isso reduz o tempo de inatividade não planejado e aumenta a disponibilidade de ativos.
 
Embora os sistemas SCADA ajudem muito a infraestrutura crítica, é necessário prestar atenção a vários aspectos se quiser utilizá-lo para na sua empresa.
 
Um dos maiores aspectos é a segurança cibernética. Como os sistemas SCADA são vulneráveis a ameaças cibernéticas, como malware e hackers, os operadores precisam tomar medidas para proteger os sistemas contra ataques, por exemplo o uso de firewalls, sistemas de detecção de intrusão e criptografia. Mas não se preocupe: implementar as medidas de contra-ataque necessárias não é impossível.
 
Outro aspecto é a conformidade regulatória. A infraestrutura crítica é altamente regulamentada, com normas rígidas que precisam ser seguidas para garantir a segurança e eficiência dos ativos. Os sistemas SCADA precisam atender a essas normas à medida que os requisitos mudam em diferentes regiões.
 
Futuro dos Sistemas SCADA em Infraestrutura Crítica
 
O futuro dos sistemas SCADA na infraestrutura crítica é impulsionado pelos avanços tecnológicos e pela necessidade de melhorar a eficiência e segurança dos ativos. Uma das tendências em sistemas SCADA é o uso de tecnologias emergentes, como IoT e análise de big data, para melhorar a eficiência e reduzir o tempo de inatividade. Além disso, os sistemas SCADA baseados em nuvem estão se tornando cada vez mais populares, oferecendo benefícios de escalabilidade e flexibilidade.
 
Outra tendência é a convergência de sistemas SCADA e sistemas de gerenciamento de energia. Isso permite que os operadores monitorem e controlem o consumo de energia e o desempenho dos ativos em tempo real, para otimizar o uso de energia e reduzir os custos operacionais.
Direito ao esquecimento
Fernando Máximo tem direito a se candidatar a prefeito?
Como você classifica a gestão do prefeito Edvaldo Duarte em Mirante da Serra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

NICOLE S SANTOS

GLOBAL CRED LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS