ENCONTRO: Porto Velho promove pré-encontro dos NUCAs de Rondônia

Foco do evento é fortalecer as ações sobre mudanças climáticas para mobilizadores e adolescentes

ENCONTRO: Porto Velho promove pré-encontro dos NUCAs de Rondônia

Foto: Divulgação

Mais de 15 municípios do Selo UNICEF, em Rondônia, participam nessa terça-feira, 30/05, do pré-encontro com os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), que tem o objetivo de fortalecer as ações sobre mudanças climáticas e soberania alimentar para mobilizadores  e adolescentes. O evento realizado pela Visão Mundial, organização não governamental implementadora do Selo UNICEF em Rondônia, acontece das 14h às 17h, na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), localizada na rua Rui Barbosa, 1112, bairro Arigolândia, Porto Velho. 
 
 
O encontro deve contar com a participação dos municípios centrais das regionais, como Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Candeias, Porto Velho, Santa Luzia, Colorado, Rolim de Moura, Ariquemes, Costa Marques, Presidente Médici, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Guajará-Mirim, Nova União e Theobroma.
 
 
“Realizar um pré-encontro dos NUCAs é um passo fundamental para fortalecer o debate entre os adolescentes sobre políticas públicas voltadas às questões climáticas. Essa mobilização faz parte da maratona #EntreNoClimaUNICEF, a qual tem o objetivo de incentivar o engajamento de meninas e meninos para a realização de ações voltadas às questões climáticas e alimentação saudável. A partir desse evento, os adolescentes estarão preparados para o encontro estadual do NUCA, que tem como tema central as Mudanças Climáticas. Este evento ocorre  no dia 1º de agosto em Porto Velho”, destacou Rayanne França, oficial para o desenvolvimento e participação cidadã de adolescentes do UNICEF.
 
 
 
Participação Cidadã
 
 
A adolescente Danubia Kaune da Silva, 15 anos, faz parte do NUCA de São Miguel do Guaporé e considera o encontro um momento de aprendizado. “, a interação com os outros adolescentes dos municípios participantes é uma forma de inspiração para a gente voltar com mais conhecimento para desenvolver as ações do nosso NUCA. Tem sido muito divertido participar da maratona #EntreNoClimaUNICEF, pois nossas ações são divulgadas nas redes sociais e com o encontro poderemos ter novas ideias”, afirmou Danubia, estudante do 9º ano. 
 
 
Para Arildo Oliveira Sabino, mobilizador de adolescentes de São Miguel do Guaporé, o evento é importante para troca de saberes. “Esse momento de diálogo com outros municípios nos ajuda a adquirir experiências e podemos ter novas ideias para aplicar no Nuca do nosso município. Estamos participando da maratona #EntreNoClimaUNICEF a pouco tempo, mas está sendo divertido e vamos usando as criatividades dos adolescentes. No encontro, será possível ter mais conhecimento para desenvolvermos as ações”, comentou Sabino. 
 
 
“Estamos realizando as ações da maratona #EntreNoClimaUNICEF em nosso município e estou achando divertido, pois podemos usar a imaginação para divulgar nossas ações nas redes sociais. Já realizamos e divulgamos atividades sobre a água, terra e alimentação saudável. Acredito que com o encontro poderemos aprender com outros adolescentes e aperfeiçoar nossas ações”, afirmou Danilo Oliveira Venite, 15 anos, integrante do NUCA de São Miguel do Guaporé. 
 
 
“As equipes municipais estão bastante engajadas nas atividades do Selo UNICEF e, dessa vez, o pré-encontro do NUCA foi uma solicitação de um grupo de mobilizadores de adolescentes e articuladores de 16 municípios, para podermos nos reunir e capacitá-los sobre as ações da maratona #EntreNoClimaUNICEF e demais atividades que os NUCAs devem promover com base no plano de ação”, explicou Márcia Trajano, mobilizadora do Selo UNICEF em Rondônia.
 
 
A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que o convite dos municípios reforça a integração entre as equipes municipais. “A equipe da Visão Mundial fica entusiasmada quando recebe o convite por parte dos municípios para realizar os encontros, pois isso fortalece o engajamento dos profissionais. E agora com a participação dos adolescentes, podemos capacitar todos sobre as ações concernentes aos NUCAs para que avancem no eixo da participação cidadã”, finalizou Lucinete Bezerra.
 
 
Além da capacitação sobre as ações do NUCA, os adolescentes e mobilizadores também irão participar da palestra sobre Alimentação Saudável, ministrada Everalda Rodrigues Pinheiro Nogueira, orientadora alimentar. 
 
 
Durante o encontro, a adolescente Kathally Yasmin Castilho, 15 anos, integrante do NUCA de Ouro Preto do Oeste e uma praticante da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), informou que, no evento, ela se prontifica a realizar a interpretação em libras para incluir participantes com deficiência auditiva.  
 
 
NUCAs em RO
 
 
Em Rondônia tem 52 NUCAs formados, cada um deles com pelo menos 16 integrantes, sendo 8 meninas e 8 meninos, sob a coordenação de um mobilizador de adolescente, indicado pela gestão municipal. Esses espaços são um ambiente de troca e participação entre pares e sua implementação é recomendada pela metodologia do Selo UNICEF. Nesta edição do Selo UNICEF, os NUCAs são estimulados a desenvolver ações que envolvam os temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.
 
 
 
Maratona #EntreNoClimaUNICEF 
 
 
A maratona #EntreNoClimaUNICEF tem como foco incentivar e engajar os adolescentes e mobilizadores dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) dos municípios do Selo UNICEF, para o desenvolvimento de ações voltadas às questões relacionadas às Mudanças Climáticas e Alimentação Saudável. 
 
 
Para participar e pontuar na maratona #EntreNoClimaUNICEF, os integrantes dos NUCAs precisam cumprir algumas etapas, como: 1) realizar uma ação no município, conforme as temáticas propostas pelo UNICEF; 2) realizar ação relacionada à questão hídrica (verminose, dengue, chikungunha, zika, malária, etc.) e alimentação saudável; 3) cada mobilizador(a) de adolescentes deve registrar as ações em uma planilha de monitoramento do UNICEF; 4)  registrar e divulgar as ações nas redes sociais com a #EntreNoClimaUNICEF.
 
 
Para saber mais sobre as atividades acesse: https://selounicef.org.br/nuca#entrenoclimaunicef
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS