CONSCIENTIZAÇÃO: UNIR promove evento cultural e debate antiproibicionista

O evento é a estreia do Coletivo Amazônico Antiproibicionista de Pesquisa e Intervenção em Redução de Danos

CONSCIENTIZAÇÃO: UNIR promove evento cultural e debate antiproibicionista

Foto: Divulgação / CAAPI-RD

Nesta sexta (25), a Universidade Federal de Rondônia vai sediar o evento ‘Redução De Danos: Rede Em Alinhamento, Garantia De Direitos E Fora Preconceito’.  A cerimônia é a estreia do CAAPI-RD, e acontece no auditório da unidade central da universidade a partir das 08h.
 
 
O encontro retomará às atividades culturais na escadaria da UNIR Centro, com apresentações de diversos artistas e bandas da cidade, como: Marcela Bonfim, Bailarina da Praça, Tuer Lapin, Jhuka Andrade, PTZÃO, Sinkê, Gina, Samuel Beraband, dentre outros.
 
O CAAPI-RD (Coletivo Amazônico Antiproibicionista de Pesquisa e Intervenção em Redução de Danos) tem o objetivo de promover educação popular, debate, pesquisa e formação em redução de danos. A proposta é construída a partir dos diálogos nas supervisões e práticas de Psicologia Social da UNIR.
 
 
O projeto é uma das ações do processo iniciado em setembro de 2022, no estágio supervisionado junto a usuários do Centro POP de Porto Velho (RO). De acordo com os organizadores, foi pelos processos grupais e pelo acompanhamento individual que surgiu a necessidade de debater a temática, como também de fortalecer e ampliar a rede de acolhimento e cuidado em Redução de Danos (RD).
 
 
‘Hoje contamos com representantes de diversos eixos, como da Residência em Saúde da Família, Conselho Municipal de Saúde de PVH, Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, além de estudantes da graduação e pós-graduação em Psicologia’, relata Bruno Ribeiro, membro da comissão organizadora. 
 
‘A RD tem sido utilizada há mais de três décadas, e foi escolhida como política pública de saúde em 2003. Partindo desta estratégia foi possível construir outras abordagens para lidar com o ‘fenômeno das drogas’. Os esforços passaram a se concentrar na solução dos problemas de saúde e na garantia de acesso aos direitos básicos, como a alimentação, moradia, trabalho, segurança, educação e cultura.’, explica a Dra. Solange Struwka, docente do departamento de psicologia da UNIR.
 
A programação do encontro contará com quatro mesas, sendo uma para discutir o conceito de RD, história e implementação como política pública; outra para troca de relatos de experiência e práticas profissionais; e as duas últimas sobre a articulação da rede existente em Porto Velho, dividida em dois momentos - serviços públicos institucionais e rede alternativa.
 
 
Para Raony Gomes Ferreira, psicólogo e membro da Coordenadoria de Atenção Psicossocial e Política sobre Drogas do estado de Rondônia, o evento marca um importante momento de mudança e retomada das políticas de Saúde Mental e de drogas.
 
Raony relata retrocessos e ataques nos últimos anos, à estratégia de Redução de Danos, e afirma que a promulgação da lei 13.840/2019, incentivou as medidas de internação.
 
‘Temos o desafio de retomar e fortalecer as práticas baseadas na garantia de direitos, na ética do cuidado e em liberdade. Além disso, no estado de Rondônia ainda não tínhamos um Coletivo sobre Redução de Danos. Construir este espaço é fundamental para pensarmos juntos sobre as possibilidades de atuação e a construção das políticas municipais e estaduais.’, relata Raony. 
 
O evento é organizado por Solange Struwka, Bruno Silva, Vinícius Gama, Raony Gomes Ferreira; Lua Fernandes; Isabela de Oliveira; Julia Pietrobeli; Kamila Ribeiro; Nádia Santos, José Azevedo; Maria Oliveira e Matheus Chaves.
 
Para receber a certificação, os interessados devem acessar a página do Instagram do coletivo: @CAAPI.RD
 
 

O que é redução de danos?

De acordo com o Ministério da Saúde, a redução de danos é uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis consequências adversas ao consumo de psicoativos - lícitos ou ilícitos - sem, necessariamente, interromper esse uso, e buscando inclusão social e cidadania para usuários de drogas. O objetivo é promover a autonomia do cidadão e o engajamento dele em seu tratamento.
 
 
A RD é entendida como um tipo de conduta de terapia vinculada a uma política.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS