CURSOS: Idep oportuniza mães e filhos a dividirem rotina escolar

Os cursos gratuitos ofertados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia

CURSOS: Idep oportuniza mães e filhos a dividirem rotina escolar

Foto: João Albuquerque

 

Os cursos gratuitos ofertados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep contemplam alunos de diversas faixas etárias, que  estão em diferentes fases da vida escolar. Com isso, a instituição oportuniza mães e filhos a dividirem a mesma rotina estudantil.
 
Para o governador Marcos Rocha, integrantes da mesma família estudando simultaneamente, reflete os resultados positivos das metas traçadas pelo Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia, que elegeu a educação profissional como uma política pública, tornando acessível a qualificação da mão de obra para todos os cidadãos em idade de ingressarem no mercado de trabalho.
 
“Hoje, estamos testemunhando esse avanço no setor educacional, quando alunos de todas as idades estão tendo a oportunidade de adquirir ensinamentos e mudar a própria vida, contribuindo para um ambiente familiar mais promissor. A educação profissional, além de ser a base de todo o desenvolvimento humano, amplia as chances de oportunidades para familiares empreenderem juntos”, destacou.
 
Foi justamente com esse propósito de colaborar com o crescimento intelectual da filha, que a manicure Vandecléia Gomes da Silva, de 39 anos, matriculou Vitória da Silva Gomes de 18 anos, para estudar no Idep, onde a mãe já fez vários cursos.
 
“Estou fazendo o Curso Técnico de Enfermagem e minha filha, o Curso Técnico em Recursos Humanos”, informou a moradora do Bairro Tancredo Neves, zona Leste de Porto Velho. Ela é especialista em alongamento de unhas e sempre sonhou em trabalhar na área da saúde.
 
 
Leonard divide o conhecimento do curso de Primeiros Socorros com a mãe Ilse
 
 
A pedagoga Ilse Silva Matos, 48 anos, que mora no Bairro JK2 não tinha interesse em fazer o Curso de Primeiros Socorros, mas resolveu se inscrever para acompanhar o filho Leonard Luigi Matos Dantas, de 18 anos. Diagnosticado com a síndrome de Asperger, uma forma mais leve do Autismo, também conhecida como Autismo nível 1, o jovem que está terminando o ensino médio se interessou em fazer o curso de Primeiros Socorros. “Ele sonha em ser médico veterinário”, adiantou a mãe.
 
Já a servidora municipal Marineide Zefirino da Silva Eduardo, 46 anos, que está cursando Espanhol Básico, matriculou-se em comum acordo com a filha Anna Paula Silva Eduardo de 18 anos, que cursa Inglês Básico e Primeiros Socorros.
 
“Resolvemos aproveitar juntas essa oportunidade de adquirir novos conhecimentos”, frisou   Marineide,  que mora no Bairro Aponiã, em Porto Velho.
 
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, além da oferta de cursos profissionalizantes na Capital, o Governo de Rondônia está ampliando a qualificação da mão de obra e expandindo as ações que visam a geração de emprego.
 
“Hoje, mães de várias comunidades remotas estão descobrindo um novo mundo de conhecimentos, que vão ajudar na melhoria da sua qualidade de vida e de sua família”, informou, citando como exemplo o curso de Agroecologia, ofertado na comunidade quilombola Forte Príncipe da Beira em Costa Marques, e na comunidade indígena Tupari, em Alta Floresta.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS