MAU CHEIRO: Há três anos, esgoto atrapalha moradores do Orgulho do Madeira

Água servida virou rio e fica ao lado de padaria bastante movimentada no residencial da zona Leste de Porto Velho

MAU CHEIRO: Há três anos, esgoto atrapalha moradores do Orgulho do Madeira

Foto: Arquivo Pessoal

Segundo moradores do residencial Orgulho do Madeira, na zona Leste de Porto Velho, há quase cinco anos eles vivem uma realidade de mau cheiro e muita água de coloração escura, em uma das principais vias da região.

 

O mar de esgoto fica ao lado de uma padaria bastante frequentada pelos moradores, que cansaram de ouvir promessas e aguardar por muitos meses, sem nenhum tipo de solução do problema. Por isso, procuraram o Rondoniaovivo para denunciar o caos que vivem.

 

“Faz muito tempo que está assim e a prefeitura nunca apareceu para tentar consertar. As pessoas nem demoram muito tempo dentro da padaria, pois o fedor é insuportável. A culpa não é dos donos, que tentam nos atender bem. O problema é essa água podre que nunca para de minar”, desabafou uma senhora de 54 anos que mora ali próximo.

 

 

O jornal eletrônico procurou a Prefeitura de Porto Velho que nos respondeu: “Só para esclarecimento, a primeira etapa do residencial Orgulho do Madeira foi entregue pelo Governo de Rondônia em 2015, não pelo município. Mesmo assim, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), que informou que o que está causando essa situação é um cano estourado da Caerd [Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia]”.

 

Mais promessas

 

Por meio da assessoria de comunicação, a Caerd esclareceu “que já tomou providências reiteradas a respeito da desobstrução na rede de esgoto no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho”.

 

Segundo a companhia, no dia 14 de abril, o diretor-técnico operacional, Lauro Fernandes, participou de uma reunião no Ministério Público de Rondônia, na 11ª Promotoria de Justiça com a promotora Daniela Nicolai de Oliveira Lima e o representante dos moradores do Orgulho do Madeira, Raymison Correa da Silva, para tratar do assunto.

 

Ainda de acordo com a nota, o diretor explicou que a concessionária tem dado manutenção constante na rede de esgoto e identificou irregularidades de interligações indevidas das caixas de gordura, as quais são de responsabilidade dos moradores, que estavam ligadas direto no sistema de coleta de esgoto, bem como de dificuldades no escoamento da água pluvial, que é de responsabilidade do município.

 

 

Lauro Fernandes ainda ressaltou que o funcionamento irregular do sistema de esgoto vem ocorrendo devido à ação de alguns usuários por mau uso do sistema, os quais jogam lixo e outros materiais sólidos, como fraldas descartáveis e sacolas plásticas, inclusive um tanque de motocicleta foi retirado da tubulação.

 

Na oportunidade, o diretor-técnico esclareceu que ocorreram furtos dos equipamentos elétricos e motores de extrema relevância ao funcionamento do sistema de tratamento.

 

Lauro Fernandes ainda reforçou ao MP, a importância de um trabalho de conscientização junto aos moradores para que não joguem lixo na rede e denunciem os possíveis infratores que estão furtando os equipamentos do sistema de esgoto.

 

Além disso, a Caerd se comprometeu na reunião em realizar manutenções periódicas e atender demandas urgentes dos moradores.

 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS