ESCOLHA: Advogado Vinicius Lemos vai disputar vaga no STJ pela OAB-RO

Ele renunciou a recém-criada Comissão Especial de Estudos de Processo Civil da OAB

ESCOLHA: Advogado Vinicius Lemos vai disputar vaga no STJ pela OAB-RO

Foto: Divulgação

O advogado Vinicius Lemos, nomeado recentemente na Comissão de Estados de Processo Civil da OAB de Rondônia, renunciou ao cargo para disputar uma cadeira de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela lista sêxtupla da Ordem.
 
 
Lemos, que é doutor em Processo Civil, pós-doutor pela UERJ e professor-adjunto da Universidade Federal do Acre, é atualmente único nome do Norte representando a lista da OAB. Ele já conta com apoio da seccional rondoniense e dos conselheiros federais do Estado. É o primeiro de muitos desafios que ele ainda tem pela frente na disputa.
 
 
A lista sextupla da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para o STJ (Superior Tribunal de Justiça) é uma lista de seis nomes indicados pela OAB para compor uma vaga de ministro no STJ. Essa lista é elaborada pela seccional da OAB de cada estado e encaminhada à OAB nacional, que seleciona as seis indicações a serem encaminhadas ao presidente da República.
 
 
O presidente, por sua vez, escolhe um dos nomes indicados para preencher a vaga no STJ. Essa lista é uma forma de participação da OAB no processo de escolha dos ministros do STJ, visando garantir a indicação de profissionais qualificados e comprometidos com a justiça.
 
 
O STJ é composto por 33 ministros. Eles ​são escolhidos e nomeados pelo Presidente da República, a partir de lista tríplice formulada pelo próprio tribunal. O indicado passa ainda por sabatina do Senado Federal antes​ da nomeação.
 
 
A Constituição prevê que os ministros tenham origem diversificada: um terço deve ser escolhido entre desembargadores federais, um terço entre desembargadores de justiça e, por fim, um terço entre advogados e membros do Ministério Público.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS