TERRAS CAÍDAS: Banzeiros no Rio Madeira provocados pela UHE Santo Antônio voltam a destruir

Comportas da Usina de Santo Antônio estão abertas há dias

Não é nenhuma novidade, mas as cheias dos rios na Amazônia trazem beleza e sustos juntos. Em Porto Velho é um fenômeno causado pelo homem e pelo progresso que chamam a atenção dos seus habitantes: fortes banzeiros (ondas) causados pela Hidrelétrica de Santo Antônio no Rio Madeira.

 

Segundo um internauta que publicou as imagens em seu perfil no Facebook, a violência das águas tem aumentado as “terras caídas”, nas margens do “Madeirão”. Ele lamenta e condena a ação dos homens. 

 

“Mas os ‘especialistas’ dizem que esses banzeiros são normais. Uma ova!”, desabafou ele em sua postagem.

 

 

Fato antigo

 

Ainda em fevereiro de 2012, o Rondoniaovivo denunciou o desbarrancamento da maior parte das margens do Rio Madeira em Porto Velho. Vários imóveis tiveram de ser desocupados por conta dos fatos envolvendo a força dos banzeiros provocados pela abertura das comportas da usina hidrelétrica e a queda do solo.

 

Algumas intervenções foram feitas, como a construção de muros de arrimo e contenção de pedras, mas em julho de 2019, o desabamento das margens do curso do rio na Estrada de Ferro Madeira Mamoré chamou a atenção.

 

 

A área ficou isolada por dias e a queda da barreira de proteção de pedras aconteceu durante uma das várias reformas do complexo turístico e histórico da capital.

 

O processo de revitalização do complexo era desenvolvido em três etapas - uma delas era a instalação da barreira de proteção com 600 metros, com rochas da antiga cachoeira do Santo Antônio. De lá para cá, o problema parece que foi controlado, porém ainda causa sustos na população da capital de Rondônia.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS