PERIGO: Instalações elétricas sem conservação causam acidentes domésticos

Energisa alerta para os sinais de que as instalações estão apresentando algum problema e precisam da revisão de um profissional

PERIGO: Instalações elétricas sem conservação causam acidentes domésticos

Foto: Ilustrativa/ Assessoria

Instalações malconservadas, “gambiarras” e até uso de materiais inapropriados na fiação elétrica. Estas são algumas das causas de acidentes domésticos envolvendo eletricidade. Apesar das orientações, diariamente pessoas se arriscam em situações que potencializam os riscos de contratempos como quedas de energia, choques elétricos e até incêndios provocados por superaquecimento da fiação
 
 
De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022, foram registrados 874 vítimas de incêndios de origem elétrica, decorrentes de instalações elétricas mal dimensionadas ou que não passaram por revisões periódicas, o que desencadeou situações de sobrecarga. Dessas ocorrências, 55 foram vítimas fatais.
 
 
Só na região Norte ocorreram  99 acidentes. O  coordenador de Segurança do Trabalho da Energisa Rondônia, Lenildson Santos, considera que a maior parte destes acidentes poderia ter sido evitada se as pessoas levassem a sério as orientações de segurança disseminadas em campanhas da distribuidora de energia, bem como por profissionais da área e manuais dos fabricantes de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.
 
 
“Infelizmente, as revisões das instalações elétricas não estão entre as prioridades das pessoas. Elas compram novos aparelhos, improvisam instalações, extensões e não se atentam para os perigos aos quais estão expostas nessas condições”, reforça.
 
 
Entre os sinais de que as instalações elétricas do imóvel não estão boas, o coordenador destaca queda frequente do disjuntor, cheiro de fio queimado, escurecimento ou aquecimento de plugues e tomadas. Esses sinais não devem ser ignorados, pois podem ocasionar fuga de energia, curto-circuito e até um incêndio de grandes proporções.
 
 
“Com eletricidade não se se brinca, qualquer erro pode ser fatal. Ao perceber quaisquer desses sinais, contate um eletricista profissional, capacitado a fazer um diagnóstico confiável das condições e riscos das instalações na residência”, acrescenta. Além desses alertas, confira outras dicas que a Energisa preparou para que você use a eletricidade com segurança:
 
 
- Não adie o serviço: chame um eletricista profissional para revisar periodicamente as instalações elétricas da sua casa.  Fiação elétrica antiga pode ocasionar fuga de energia e colocar em risco a segurança do imóvel. 
 
 
- Ao realizar qualquer reparo, seja trocar uma lâmpada, conserto de tomada ou chuveiro, desligue o disjuntor.
 
 
 
- Certifique-se de que a tensão do equipamento é compatível com a tensão da tomada no qual será ligado. 
 
 
 
- Quando for jogar água dentro de casa, tenha o cuidado de não molhar as tomadas. 
 
 
 
- Atenção aos fios desencapados! Eles podem causar choques e curtos-circuitos.
 
 
 
- Não ligue vários aparelhos na mesma tomada. Equipamentos muito potentes, como micro-ondas e máquinas de lavar roupa, devem ganhar uma tomada exclusiva. 
 
 
 
- Também evite usar benjamins e extensões. Esses dispositivos podem gerar sobrecarga, provocando um curto-circuito e até incêndio.   
 
 
 
Para saber mais, acesse o site www.energisa.com.br e confira outras dicas de segurança com o uso da rede de energia elétrica.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

N J Schaefer

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS