MORAIS E MATERIAIS: Metalúrgica é condenada em ação que reúne mais de 200 consumidores

Empresa aplica o mesmo golpe na capital há quase uma década; MP ingressou com ação coletiva e empresa foi condenada a pagar R$ 50 mil

MORAIS E MATERIAIS: Metalúrgica é condenada em ação que reúne mais de 200 consumidores

A foto é de 2014, época em que a empresa já tinha o mesmo tipo de conduta / Foto: Divulgação/ Painel Político

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor, que tem na titularidade a Promotora de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima, obteve sentença condenatória após ingressar com Ação Civil Pública contra empresa do ramo de metalúrgica e esquadrias da capital Metalúrgica Amazônia.
 
 
A sentença judicial estabeleceu indenização da Metalúrgica Amazônia, no valor de 50 mil reais, a título de danos morais coletivos e dos prejuízos sofridos para cada consumidor lesado.
 
 
A ação coletiva reúne 200 pessoas, que contrataram verbalmente a confecção de portões eletrônicos, portas, janelas, esquadrias de ferro e alumínio, efetuando o pagamento antecipado e, no prazo estipulado, não houve a entrega dos produtos/serviços ou foram entregues com defeito e qualidade muito inferior à oferta, o que fez com que muitos consumidores postulassem reparação via Procon e Juizado Especial Cível, porém, sem êxito em obter o ressarcimento dos valores.
 
 
De acordo com a Promotora de Justiça, a conduta do comércio gerou dano à coletividade e foi resultante da falha configurada na venda de produtos e serviços, por longos anos, estando os requeridos cientes de que não conseguiriam entregar a contento, ocasionando expressiva insatisfação social.
 
 
A Promotora de Justiça explica que, a partir desta decisão, os consumidores que fazem parte da ação, devem ir a juízo liquidar o seu dano individual e pedir a condenação no pagamento do dano material em relação ao seu prejuízo.
 
 
A orientação tem por base o disposto no artigo 94 do Código de Defesa do Consumidor que estabelece: proposta a ação, será publicado edital, a fim de que os interessados possam intervir no processo como litisconsortes, sem prejuízo de ampla divulgação pelos meios de comunicação social, por parte dos órgãos de defesa do consumidor.
 
 
É cabível o cumprimento provisório da sentença, uma vez que ainda está sujeita a recurso junto ao TJRO.
 
 
Empresa mantém mesma conduta há quase uma década
 
Em 2014 um cliente foi lesado em mais de R$ 900 pela empresa metalúrgica, que cobrou adiantado metade do valor de um portão, não entregou o produto e ainda se recusou a devolver o valor.
 
 
Na época, a única manifestação da empresa foi a de mandar seus clientes “buscar os direitos na justiça”, demonstrando total falta de respeito, responsabilidade, honestidade e desconhecimento do código de defesa do Consumidor
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS