AGILIDADE: Sine Municipal pode emitir segunda via de Carteira de Identidade

Pessoas com laudo de deficiência ou impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial é isento do pagamento da taxa

AGILIDADE: Sine Municipal pode emitir segunda via de Carteira de Identidade

Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Sine Municipal, tem um Convênio de Cooperação com o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), que permite a prestação do serviço de emissão da carteira de identidade, o RG, em suas unidades do Centro da cidade e zona Leste. Atualmente, a primeira via do documento é completamente gratuita, mas para emitir a segunda via existe a taxa de R$162,79.
 
 
GRATUIDADE
 
O cidadão com laudo de deficiência ou impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial é isento do pagamento da taxa de segunda via. Conforme a Lei 5.441, de 17 de outubro de 2022, para ter acesso ao benefício, é necessária a apresentação dos documentos acompanhados de relatório ou laudo médico com a indicação do Código de Classificação Estatística Internacional de Doença e Problemas relacionados à Saúde (CID).
 
 
Outros fatores que garantem a isenção da taxa para emissão de segunda via são idade maior que 60 anos; caso de roubo ou furto, mas será preciso apresentar o boletim de ocorrência da Polícia Civil; ou se a pessoa for de outro estado, mas o RG mudará de número.
 
 
Os documentos necessários para emissão de RG são:
 
- Certidão de Nascimento, original e cópia ou Certidão de Casamento Civil. Em caso de viuvez ou divórcio, apresente a Certidão de Casamento Averbada original e cópia;
 
-CPF (cópia);
 
- Duas fotos 3x4, com camisa de cor escura e sem óculos. Não é permitida a foto de blusa branca ou listrada;
Os documentos precisam estar sem rasuras e em perfeito estado.
 
 
O Sine Municipal está localizado nos endereços:
 
 
Prédio da Semdestur, rua General Osório, 81, Centro
 
Praça CEU, rua Antônio Fraga Moreira, 1706-1770, bairro JK
 
 
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30. Mais informações, ligue: (69) 98473-2356 Centro, e (69) 98473-5957 Praça CEU.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS