DESCASO: Moradores denunciam que posto de saúde de Abunã está abandonado

Fechado para reforma há três anos a UBS até o momento não recebeu nenhum tipo de melhoria

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Abunã, localizada na região de Porto Velho, está abandonada há três anos desde que foi fechada para reforma. A situação tem gerado revolta entre os moradores da região.
 
Um deles é José Clerto Dimas Sobrinho, de 39 anos, chegou a fazer um vídeo mostrando a situação de ruinas que o posto de saúde se encontra.
 
A comunidade do distrito vem sofrendo ao longo dos anos, com a falta de atendimento médico adequado. Nós precisamos nos deslocar para outras localidades para obtermos os cuidados básicos de saúde”, declarou.
 
O homem disse ainda, que o posto de saúde foi fechado para reforma em 2020, mas até o momento não houve nenhum tipo de reparo ou manutenção no local. 
 
“A estrutura do prédio está em péssimas condições e além disso, o mato cresce desordenadamente ao redor do prédio, evidenciando o abandono do local”, disse.
 
 
 
 
José Clerto falou também, que a reforma estava prevista para três meses, porém já se passaram três anos e nada da unidade de saúde ser entregue. Ele contou que houve uma audiência pública no ano passado, sobre a situação do posto, mas nada foi decidido e o local segue abandonado.
 
Os atendimentos médicos, relatou o morador, estão sendo feitos em uma casa doada por um frigorifico de forma temporária.
 
“O posto improvisado foi uma doação ao distrito, mas fica distante e dificulta o deslocamento. Em especial para os moradores idosos”, enfatizou José.
 
O jornal Rondoniaovivo entrou em contato com a Superintendência Municipal de Comunicação da prefeitura (SMC), sobre o assunto e eles nos encaminharam a seguinte nota: 
 
“Bom dia.
 
A unidade do distrito de Abunã teve sua obra iniciada, no entanto, a empresa vencedora da licitação desistiu de continuar o projeto e abandonou o trabalho. Mesmo diante dessa situação, os atendimentos à população nunca foram paralisados e seguem normalmente em um local temporário, na BR-364 (sentido Acre), enquanto o novo processo licitatório está em andamento e a nova estrutura da unidade seja entregue”.
 
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS