INVESTIMENTOS: Estado lança série de ações para melhorar a Segurança Pública em RO

Equipamentos e armamentos foram entregues à Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Politec

INVESTIMENTOS: Estado lança série de ações para melhorar a Segurança Pública em RO

Foto: Daiane Mendonca

Com o objetivo  de potencializar ainda mais o trabalho desenvolvido pela Segurança Pública em Rondônia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec,  investiu cerca de 50 milhões em tecnologia e equipamentos de última geração que foram entregues às forças policiais e à sociedade durante uma solenidade realizada ontem (3), no Espaço Alternativo, em Porto Velho.
 
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha reafirmou o compromisso com a segurança e disse que as ações para melhorias continuarão a acontecer.
 
 
“Cada entrega destas, representa um avanço. A tecnologia é nossa aliada no combate ao crime e na prevenção dele”, disse.
 
 
Equipamentos como; pistolas, munições, artigos de uso individual, coletes, materiais bélicos, computadores, espingardas, balanças eletrônicas, entre outros, foram entregues à Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Politec.  Programas voltados à segurança da população e um projeto social inclusivo, também ganharam destaque no evento.
 
 
PROJETO SOCIAL
 
Entre as muitas ações desenvolvidas pela Segurança Pública do Estado, está a retomada do Projeto Social  “Voar”, que atualmente atende 225 crianças em
vulnerabilidade e que também é um projeto de inclusão social.
 
 
A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Operações Aéreas – NOA,  com atividades esportivas em três modalidades: futebol, jiu-jitsu e natação. Esse trabalho é realizado por meio de uma parceria entre o Governo de Rondônia, Tribunal Regional do Trabalho – TRT14 e o Ministério Público do Trabalho – MPT.
 
 
As aulas são ministradas três vezes por semana, além de fornecerem às crianças todo o material esportivo necessário à realização das atividades. Todas as aulas são no complexo esportivo do NOA, com professores formados em Educação Física e habilitados para atuarem no projeto.
 
 
Kit patrulhamento Rural entregue à polícia para execução do programa no campo
 
 
SEGURANÇA RURAL
 
Além desses aparatos, o Governo apresentou o Programa de Segurança Rural, que já está sendo executado na região do Distrito de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo, Extrema e Nova Califórnia.  O programa é realizado em parceria com a Prosoja e utiliza equipamentos modernos que possibilitam um atendimento rápido ao homem do campo.
 
 
A polícia coleta  dados pessoais dos proprietários e funcionários, realiza o mapeamento de informações sobre maquinários e implementos agrícolas e a marca do gado pertencente a cada propriedade, e lança em um sistema que permite a rápida identificação e localização da propriedade e dos proprietários.
 
 
O secretário da Sesdec, Felipe Vital destacou as recentes operações realizadas e a importância de investir em  tecnologia e qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente contra o crime. “Além do que está sendo apresentado aqui, muitas outras ações foram desenvolvidas. As várias operações policiais realizadas neste ano  trouxeram à população, mais segurança. O Programa Cidade Segura deflagrou pelo menos oito ações que apresentaram resultados imediatos, dentre elas, a Operação Maximus, Fio Desencapado,  Disque Silêncio e  Operação Reforço.  Estamos empenhados em fazer de Rondônia, um estado modelo em segurança pública”, afirmou
 
 
Outros dois grandes investimentos foram apresentados durante o evento, o Sistema Interativo de Segurança – Totens  e o Perímetro Tático de Segurança Eletrônica. Cada sistema possui uma finalidade.
 
 
São 82 totens instalados em municípios do Estado de Rondônia
 
 
SISTEMA INTERATIVO
 
O Sistema Interativo de Segurança, tem como finalidade, garantir o atendimento mais eficaz às ocorrências. Em Porto Velho, o sistema já está em funcionamento, e foi instalado em pontos estratégicos, de maior fluxo populacional e com índices criminais consideráveis, como por exemplo, praças públicas e centros comerciais.
 
 
Para acionar o serviço de urgência e emergência da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, basta aproximar-se do equipamento, apertar o botão, e um dos operadores do Centro Integrado de Operações, o CIOP, iniciará o atendimento criando a ocorrência e despachando para as viaturas de serviço.
 
 
No total, são 82 totens instalados em municípios do Estado de Rondônia, sendo 40 em Porto Velho; 10 em Ariquemes; 10 em Cacoal; 12 em Ji-Paraná e 10 totens em Vilhena.
 
 
PERÍMETRO TÁTICO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA
 
O Perímetro Tático de Segurança Eletrônica tem como objetivo, o combate aos crimes de roubos e furtos de veículos, através de um sistema de videomonitoramento com inteligência artificial que tem capacidade de capturar placas veiculares, realizar a  transmissão e o processamento eletrônico das imagens e informações sobre o deslocamento dos veículos.
 
 
Foram instalados diversos pontos de coletas ao longo do perímetro urbano da cidade de Porto Velho, com pontos de extensão na cidade de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. O sistema permite a integração com o de outros estados e com a Polícia Rodoviária Federal – PRF.
 
 
DIGITALIZAÇÃO DO CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES – CIOP 
 
O novo Sistema de Telefonia  é uma solução que permite o acesso da população às centrais de atendimento através da internet, inovando o que anteriormente só acontecia por ligação telefônica. Além disso, proporciona uma melhor gestão de fila de espera, gravação, discador, e muitas outras ferramentas que irão facilitar o atendimento e a gestão do Centro Integrado de Operações Policiais.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS