DESCASO: Mãe reclama de falta de vagas em escola de Porto Velho

Ela contou que já procurou vários órgãos na esperança de matricular a filha de 4 anos

DESCASO: Mãe reclama de falta de vagas em escola de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A professora Francicléia Nascimento, de 36, moradora do Bairro Aponiã em Porto Velho, denunciou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) por não conseguir uma vaga escolar para sua filha de 4 anos. 
 
Segundo a mãe, no dia 24 de janeiro de 2023 ela fez a inscrição escolar da criança na Semed, mas até o presente momento não obteve retorno da secretaria sobre à vaga disponível para filha.
 
“Inclusive já protocolei uma denúncia no Conselho Tutelar, porém até agora estou esperando um retorno. Quando a gente vai pedir informações nesses órgãos, eles alegam que não há vagas nas escolas, por isso os pais não conseguem matricular seus filhos”, declarou a mãe.
 
A mulher lembrou que a Educação, conforme a Constituição de 1988, é um dever do Estado independente de haver vagas ou não. Ela dissertou ainda sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei n° 8069/90) que prevê também o direito à educação básica às crianças.
 
“Portanto, diante da denúncia acima, gostaria de chamar a atenção das autoridades competentes para aplicarem as leis regulamentares que regulam a educação básica no Estado de Rondônia”, afirmou.
 
A mãe disse também a respeito da disponibilização de vagas:
 
Visto que na prática não estamos vendo o Estado e Município agindo de forma mais eficiente para garantir as vagas para os alunos em idade escolar. Eu, enquanto professora e mãe, fico muito triste e ao mesmo tempo decepcionada com as políticas de educação do nosso país e principalmente do Estado de Rondônia”, lamentou.
 
Francicléia ainda destacou que a falta de acesso à educação pode impactar negativamente o desenvolvimento da criança, já que a pré-escola é uma fase importante para o aprendizado e socialização dos pequenos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS