AVANÇO: Cursos profissionalizantes do Idep atraem alunos em busca de oportunidades

O aumento pela procura de qualificação da mão de obra é resultado dos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo de Rondônia

AVANÇO: Cursos profissionalizantes do Idep atraem alunos em busca de oportunidades

Foto: Divulgação

 

Recorde em número de matrículas no ano passado, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep segue registrando um aumento significativo de novos alunos, em 2023. No primeiro trimestre deste ano, a instituição de ensino profissionalizante já conta, nas suas unidades executoras, com 930 alunos matriculados nos cursos técnicos e 6.890 matrículas em cursos de formação inicial e qualificação profissional.
 
Segundo o governador Marcos Rocha, o aumento pela procura de qualificação da mão de obra é resultado dos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo de Rondônia, para tornar cada vez mais acessível o ensino profissionalizante.
 
“Fortalecer e expandir a educação profissional é uma das prioridades do planejamento estratégico da gestão estadual, e por esse motivo, o ensino profissionalizante é tratado como uma Política Pública no nosso Estado”, destacou Marcos Rocha, citando como exemplos de investimentos, as escolas técnicas itinerantes adquiridas em 2021 e a inauguração da sede do Idep e da Escola Técnica Estadual na Capital, no ano passado.                                  
 
CURSOS
 
Entre os cursos técnicos ofertados pelo Idep estão: Técnico em Recursos Humanos; Técnico em Hospedagem; Técnico em Enfermagem; Técnico em Comércio; Técnico em Eventos; Técnico em Guia de Turismo; Técnico em Estética; Técnico em Secretaria Escolar; Técnico em Administração; Técnico em Agropecuária; Técnico em Agronegócio; Técnico em Zootecnia e Técnico em Agroecologia. Os cursos técnicos voltados para o agronegócio são ministrados no Centro Técnico Estadual de Educação Rural – Centec Abaitará, localizado em Pimenta Bueno.
 
As modalidades formação inicial e qualificação profissional contemplam diversas áreas. Na mecânica são ofertados cursos de Ajustador Mecânico, Mecânico de Motores a Diesel, Manutenção de Máquinas Agrícolas e Mecânico de Motocicleta.
 
Na área da gestão são oferecidos os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Escritório, Auxiliar Administrativo, Práticas de Departamento, Práticas de Departamento Pessoal, recepcionista, Etiqueta e Postura Profissional, empreendedorismo, Gestão da Propriedade Rural, Promotor de Vendas e Atendimento ao Público.
 
Para a construção civil são ministrados os seguintes cursos: encanador, pedreiro de Alvenaria, pedreiro de Revestimento em Argamassa, pintor de Obras Imobiliárias, Pintura e Obras Imobiliárias.
 
O setor de alimentos também é atendido com cursos de boas práticas de fabricação: Brigadeiro Gourmet, Panificação Artesanal, Panificação Caseira, Cupcake e Pão Integral.
 
Já na área da beleza, são oferecidos os cursos de Automaquiagem, barbeiro, corte de cabelo, manicure e pedicure.
 
Outras diversas áreas são atendidas com cursos como: Artesanato em Tecido – Fuxico, Artesanato em Biscuit, Espanhol Básico, Educação Ambiental, inglês, marcenaria, Marketing Digital, Oratória, Primeiros Socorros e cursos voltados à segurança no trabalho, a exemplo de Normas Regulamentadoras NRs.
 
Carreira
 
De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a grande procura pelos cursos profissionalizantes é o reflexo da necessidade do cidadão em busca da inserção no mercado de trabalho. “Já foi constatado, por meio de estudo que, a educação profissional e técnica viabiliza mais oportunidades de evolução de carreira para os jovens, em relação a quem concluiu apenas o ensino médio”, observou.
 
Mas não são apenas estudantes em início de carreira que se beneficiam com o ensino profissionalizante. O Idep está gerando novas oportunidades para quem já está no mercado de trabalho e busca a reconversão profissional, ou seja, muda de foco para abraçar novas áreas…
Direito ao esquecimento
Fernando Máximo tem direito a se candidatar a prefeito?
Como você classifica a gestão do prefeito Edvaldo Duarte em Mirante da Serra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

NICOLE S SANTOS

GLOBAL CRED LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS