PRAZO: Alunos de RO podem se inscrever até 5 de maio no Projeto Jovem Senador 2023

Para se inscrever, o candidato deve ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, de 21 a 25 de agosto, em Brasília

PRAZO: Alunos de RO podem se inscrever até 5 de maio no Projeto Jovem Senador 2023

Foto: Divulgação

Com objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino médio, conhecimento sobre as esferas do Poder Legislativo, o Governo Federal abriu as inscrições para o projeto “Jovem Senador 2023”, que tem como tema “Saúde mental nas escolas públicas”. As inscrições seguem até o dia 5 de maio, e o material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação, disponíveis no site.
 
 
Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da Rede Estadual de Ensino; ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília. Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente. De acordo com o calendário, a seleção da etapa estadual ocorre no dia 31 de maio.
 
 
ETAPA ESTADUAL
 
A prova de redação é aplicada em sala de aula. Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc definirá as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida vai se tornar um jovem senador.
 
 
Para o governador Marcos Rocha, o projeto é de suma importância, pois oportuniza aos estudantes das escolas, escreverem sobre temas do cotidiano que são significativos.“Os estudantes terão a oportunidade de treinar suas habilidades textuais com assuntos relevantes. É uma experiência única, visto que terão a oportunidade de conhecer Brasília e a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo brasileiro”, ressaltou.
 
 
DESTAQUE
 
Em 2022, o estudante Guilherme Bento Maleski da Escola Estadual em Tempo Integral Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Alta Floresta d’Oeste, alcançou a terceira colocação nacional e foi vencedor a nível estadual.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS