DONA COTINHA: Conheça a história de uma das maiores ‘benzedeiras’ de RO

Casa dela era muito frequentada: as pessoas começavam a chegar de madrugada para garantir lugar na fila

DONA COTINHA: Conheça a história de uma das maiores ‘benzedeiras’ de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dona Cotinha era uma benzedeira muito procurada por pais de crianças recém nascidas, atletas ou pessoas acidentadas na década de 80/90. Moradora do bairro Areal centro, geralmente quem é da região central conhece ou já ouviu falar nela, há quem diga que ela abençoou milhares de nascimentos.

 

Era cultural na época os pais buscarem as benzedeiras para cura ou bênção de Deus através dessas pessoas que tinham um ritual de luz dentro de seus corações. Tanto, que ela nunca cobrava ninguém para rezar ou pedir saúde para pessoas desconhecidas. Muitos voltavam com presente em gratidão pela saúde restabelecida.
 
 
A residência de Dona Cotinha era muito frequentada, as pessoas começavam a chegar de madrugada para garantir lugar na fila que se formava em frente a sua casa. Clodoaldo, um dos filhos de Cotinha, disse: "Pra você fazer ideia, quando o 5º BEC chegou aqui ela atendeu o comandante lá em casa, deputados, senadores e governadores além de prefeitos, todos procuravam a mamãe por algum motivo que dependesse de uma reza. Dom João Batista Costa era compadre dela o Dr. Renato Medeiros líder dos ‘Pele Curta’ também vivia lá em casa".
 
 
Dona Cotinha rezava e benzia tudo. Não havia doença que não se curasse para a benzedeira. Espinhela caída, quebranto, cobreiro, carne rasgada, mau olhado, espinha na garganta, doenças nervosas, encosto. Para a ‘Cotinha’, todos esses males tinham soluções. E ainda “pegava menino” como parteira. Dona Cotinha faleceu em 1998 porém, ainda hoje é lembrada com saudades por muitas pessoas de Porto Velho e até de outros Estados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS