INFLUENZA: Porto Velho inicia campanha de vacinação contra a gripe

Imunizante está disponível para 16 grupos definidos pelo Ministério da Saúde, entre eles idosos a partir de 60 anos

INFLUENZA: Porto Velho inicia campanha de vacinação contra a gripe

Foto: Divulgação

Sebastião Oliveira Cardoso, 80 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina contra a influenza, aplicada na manhã desta quarta-feira (22) na Unidade de Saúde da Família Socialista, em Porto Velho. O local foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para a abertura da campanha.
 
 
“Não tenho vacina atrasada e faço questão de vir sempre no primeiro dia para garantir. A gente chega numa idade em que precisamos cuidar ainda mais da saúde. A vacina é de graça, não dói, não demora e evita que a gente fique doente. É só divulgar a vacina que venho mesmo”, comemorou Sebastião.
 
 
A vacina contra a gripe ajuda a reduzir complicações, internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Neste primeiro momento, os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, são:
 
 
Pessoas com mais de 60 anos;
 
Crianças de 6 meses a 4 anos;
 
Gestantes e puérperas;
 
Pessoas com deficiência;
 
Pessoas com comorbidades;
 
Trabalhadores da área da saúde;
 
Professoras e professores;
 
Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
 
Forças Armadas;
 
Forças de Segurança e Salvamento;
 
Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade;
 
Caminhoneiros e caminhoneiras;
 
Profissionais de transporte coletivo;
 
Profissionais portuários;
 
Adolescentes em medidas socioeducativas;
 
População privada de liberdade.
 
 
A vacina contra a gripe já está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal das 8h às 18h, com exceção da Vila Princesa e Santo Antônio, que funcionam das 8h às 12h.
 
 
De acordo com a coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, a meta é vacinar mais de 90% desse público, que se aproxima de 170 mil pessoas. “As unidades de saúde da rede municipal estão abastecidas com a vacina. Todas as pessoas que estão nesses grupos prioritários devem procurar a unidade mais próxima de sua casa e se proteger contra o vírus da gripe”.
 
 
Conforme o Informe Técnico Operacional de Vacinação contra a Influenza, a vacina contra a gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. “A pessoa pode aproveitar para atualizar o cartão de vacina, recebendo as doses de reforço contra a covid ou iniciando o esquema”, explica Elizeth Gomes.
 
 
A síndrome gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.
 
 
Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa apontam que dos casos de influenza notificados em Porto Velho em 2023, a maior incidência é do tipo B e menor do tipo A. Ainda não há registro de casos confirmados de H1N1 esse ano.
 
 
Quem quer se livrar do adoecimento faz como a Maria das Graças Ximenes, 68 anos, moradora do Jardim Santana, que já recebeu a vacina contra a gripe na USF Socialista. “Vim com meu esposo de bicicleta, mesmo com o tempo de chuva. Meu cartão de vacina está em ordem e se aparecer mais vacina eu tô tomando”, declarou a idosa.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS