CONSCIENTIZAÇÃO: Semana de Combate à Tuberculose ocorre entre 20 e 24 de março em RO

Agevisa promoverá pit stop no dia 24 para sensibilização e distribuição de material

CONSCIENTIZAÇÃO: Semana de Combate à Tuberculose ocorre entre 20 e 24 de março em RO

Foto: Ilustrativa

A Agência de Vigilância em Saúde – Agevisa promove de 20 a 24 deste mês, a Semana de Combate à Tuberculose, evento que tem seu ápice no dia 24, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em homenagem aos cem anos do descobrimento do bacilo causador da doença, pelo médico alemão Robert Koch. Este ano, a Agevisa terá um enfoque especial voltado aos riscos do abandono quanto ao tratamento.
 
 
Para garantir o êxito dos eventos que serão realizados durante a Semana da Tuberculose, o governador Marcos Rocha reforça  as orientações da Agevisa. “O combate a essa doença merece especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo. Vamos orientar para que a pessoa com os sintomas procure de imediato uma unidade de saúde e inicie o tratamento, que é gratuito, e principalmente, não abandonar antes de seis meses”, alertou o governador.
 
 
A  tuberculose ataca principalmente os pulmões – forma pulmonar, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como olhos, ossos, rins e pele – extrapulmonar. O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima chamou a atenção para que o paciente com tuberculose “tome sua medicação todos os dias durante todo o tratamento, que dura pelo menos seis meses, mas que em alguns casos pode chegar a um ano. Com dois a três meses de tratamento, o paciente já se sente bem melhor, começa a ganhar peso, acha que já está curado e abandona a medicação. É sobre o perigo que isso representa, que vamos alertar a sociedade”, assegurou.
 
 
No dia 24 de março, a Agevisa vai promover um pit stop em frente ao Palácio Rio Madeira, na Avenida Farquar, quando serão distribuídos materiais informativos sobre a doença, como se prevenir, tratar, como se dá o contágio, onde procurar atendimento.
 
 
O objetivo é fazer uma mobilização e sensibilização a respeito da tuberculose, doença que registra cerca de 70 mil novos casos por ano em todo o País. No Brasil estão concentrados 80% da carga mundial de tuberculose.
 
 
No ano passado foram registrados 588 novos casos em Rondônia, dos quais 503 da forma pulmonar, a mais comum. De acordo com a enfermeira Nilda Barros, “toda pessoa que apresente sinais e sintomas suspeitos deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, para avaliação, diagnóstico e tratamento precoce”. Na segunda-feira (20), às 9h, haverá cerimônia de abertura da Semana de Combate à Tuberculose no auditório da Agevisa, no Palácio Rio Madeira.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS