FINANÇAS: Bancos digitais abrem contas para menores de 18 anos?

FINANÇAS: Bancos digitais abrem contas para menores de 18 anos?

Foto: Divulgação

Até pouco tempo atrás, apenas maiores de 18 anos podiam abrir contas bancárias, pois isso era e ainda é um pré-requisito de alguns bancos tradicionais.
 
Entretanto, com a chegada dos modernos bancos digitais, a abertura de contas para menores de 18 anos tornou-se possível, desde que sejam observadas algumas regras.
 
Nos tópicos a seguir nós explicamos o que é necessário para abrir uma conta para menores de 18 anos e ainda apontamos alguns exemplos de bancos digitais que oferecem esse tipo de serviço. Confira!
 
O que é necessário para que um menor de 18 anos abra uma conta num banco digital?
 
Em resumo, para ceder a abertura de contas para menores de idade os bancos digitais pedem que os pais ou responsáveis enviem pelo menos RG, CPF e uma selfie do adolescente, em um processo idêntico ao visto na abertura de contas para maiores de idade.
 
A validação dos responsáveis pelo jovem também é necessária, porque, legalmente falando, são eles que respondem pelo adolescente em caso de necessidade. Com isso, esses responsáveis devem se identificar no processo de abertura da conta, tendo assim um certo controle sobre a nova conta.
 
Além disso, serviços como cartão de crédito, empréstimos e outras ações envolvendo a tomada de crédito, não são autorizadas em contas para menores de idade. 
 
Vale destacar ainda que a maioria dos bancos digitais só permite a abertura de contas para jovens a partir dos 13 anos de idade. Apenas alguns bancos permitem a abertura de contas para pré-adolescentes e crianças.
 
6 bancos digitais que abrem contas para menores de 18 anos
 
Agora, depois de explicarmos as pré-disposições burocráticas da abertura de contas para menores de 18 anos, queremos apresentar algumas opções de bancos digitais que realizam esse serviço.
 
Se você tem entre 13 e 17 anos ou é responsável por um jovem nessa idade, confira os tópicos abaixo e defina o melhor banco digital para abrir uma conta.
 
Banco do Brasil
 
Muitas pessoas não sabem, mas o tradicional Banco do Brasil, que agora tem uma versão digital, oferece uma opção de conta para menores de 18 anos de idade. Trata-se da conta BB Cash.
 
Para abrir uma conta BB Cash, o responsável pelo jovem pode fazer o procedimento pelo app do Banco do Brasil ou ir até uma agência mais próxima. 
 
Caso a conta seja aberta pelo app, o responsável precisa ter uma conta no banco. Porém, se a abertura da conta for feita presencialmente não é necessário ter nenhum vínculo prévio.
 
O processo de abertura dessa conta é bastante simples, exigindo apenas documentos pessoais do adolescente, que deve ter entre 13 e 17 anos. A BB Cash oferece cartão, área de PIX, acesso à loja virtual do Banco do Brasil, etc.
 
C6 Yellow
 
Visando alcançar um público mais jovem, o C6 Bank criou a conta C6 Yellow, que é direcionada a adolescentes entre 13 e 17 anos sob a tutela de maiores de idade já vinculados ao C6.
 
Essa conta oferece vários benefícios das contas digitais tradicionais, como cartão de débito, transferências, dentre outros. Abrir uma C6 Yellow é muito simples, basta que os responsáveis pelo jovem entrem no app do C6 Bank e siga as instruções específicas disponibilizadas pelo banco digital. 
 
Depois de criar a conta, os pais e responsáveis podem examinar as movimentações bancárias feitas pelos adolescentes através das suas próprias contas, que são atreladas diretamente às dos jovens.
 
Mercado Pago
 
Outro banco digital famoso que investiu na criação de uma conta para menores de 18 anos é o Mercado Pago. Essa modalidade de conta é uma variante da conta digital tradicional do banco.
 
Assim como as outras opções apresentadas nessa lista, a conta digital "kids" do MP é totalmente gratuita e oferece serviços bancários básicos, como cartão de débito, área de PIX e consulta a extratos, por exemplo.
 
A abertura da conta pode ser feita pelo próprio adolescente, mas precisa ser confirmada por um maior de idade, que terá acesso às transações financeiras e poderá controlar a conta junto com o jovem.
 
nextJoy
 
A conta nextJoy, do banco digital next, é uma ótima opção para quem quer abrir uma conta digital para crianças a partir dos 3 anos de idade e adolescentes até os 17 anos.
 
Além dessa faixa etária mais ampla, o banco também oferece atrativos como personalização da conta em temas infantis e dispositivos que ajudam os pais e responsáveis a educar os seus jovens na vida financeira.
 
No mais, a nextJoy oferece todos os principais benefícios de contas digitais para menores de idade. O processo de abertura precisa ser feito pelos responsáveis do menor, que por sua vez devem ter uma conta no next ou no Bradesco, que é dono desse banco digital.
 
Nubank
 
O Nubank também "entrou na onda" de oferecer contas do modelo "kids" para os seus clientes. A partir de junho de 2022, esse, que é considerado o maior banco digital das Américas, notificou os seus clientes de que seria possível abrir contas para menores de idade.
 
Para abrir a conta, os pais ou responsáveis devem ter uma NuConta e acessá-la através do app do Nubank. Depois, basta procurar a opção de abertura de conta para menores e começar a cadastrar o seu filho ou tutelado.
 
Os benefícios da conta digital Nubank para menores são basicamente os mesmos da conta "normal", com exceção de alguns serviços específicos. Nessa opção os pais também têm total acesso e controle às contas dos filhos.
 
Inter Kids
 
Considerada uma das melhores opções desse tipo de serviço, a conta Inter Kids, do banco Inter, deve ser analisada por pais e responsáveis que queiram iniciar os seus adolescentes no mundo financeiro.
 
Como é de praxe na maioria absoluta dos bancos digitais, é necessário que os pais ou responsáveis do jovem tenham uma conta no banco Inter para abrir uma Inter Kids.
 
A partir disso, basta acessar o aplicativo do banco e iniciar a abertura de uma nova conta normalmente. No processo, são solicitados dados básicos do adolescente, além de uma verificação de identidade.
 
Na conta Inter Kids o jovem só não terá acesso a cartão de crédito e empréstimos, mas toda área de controle de dinheiro, investimentos e outros serviços disponibilizados pelo Inter ficam disponíveis. Mas claro, tudo pode e deve ser supervisionado pelo maior de idade atrelado à nova conta.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS