DESCASO: UPA da zona Leste de Porto Velho está lotada e sem médicos

Mulher desmaiada sequer recebeu atendimento de funcionários

DESCASO: UPA da zona Leste de Porto Velho está lotada e sem médicos

Foto: Rondoniaovivo

Pacientes que precisam da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste de Porto Velho procuraram o Rondoniaovivo para denunciar o descaso que está acontecendo nesta quinta-feira (02) no local.

 

Segundo eles, desde as primeiras horas do dia, não há médicos para atender dezenas de pessoas, que estão se acumulando nos corredores da UPA. Inclusive uma moça que está desmaiada (conforme foto acima), sequer recebeu assistência dos funcionários que trabalham no local.

 

 

“Um descaso total na UPA. Pelo menos 43 pessoas na frente e a moça desmaiada, jogada às traças”, disse Francisco Matos, uma das pessoas que estavam na unidade.

 

O desabafo segue com Amanda Mendes, de 24 anos, que levou a pequena Giovanna para ser consultada por um pediatra.

 

“Fomos atrás de algum responsável e não tem ninguém aqui. Já contei e 70 pessoas esperando. Simplesmente um absurdo a gente não saber se tem médico para atender”.

 

 

Respostas

 

Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) enviou uma nota que o jornal eletrônico vai reproduzir na íntegra abaixo:

 

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atuam conforme classificação de risco em que a prioridade no atendimento são casos de urgência e emergência. 
 
Nesta quinta-feira (2) há cinco médicos de plantão na UPA Leste. Até às 15h, a unidade atendeu 209 pacientes, sendo 83 de urgência e emergência e 114 pouco urgentes.
 
A prioridade da equipe médica é sanar as demandas de urgência e emergência. Consequentemente, a espera de pacientes classificados como pouco urgentes e não urgentes será sempre maior.
 
Para as urgências e emergências pediátricas, a recomendação é buscar atendimento nas Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, além das unidades de saúde Hamilton Gondim e Manoel Amorim de Matos.
 
Sobre a mulher que aparece na imagem, foi classificada como paciente verde durante a triagem, ou seja, caso pouco urgente. 
 
A Semusa reitera a orientação à população que procure as unidades básicas de saúde em casos de pouca gravidade. Todas as unidades possuem médicos e equipes multidisciplinares para atender as demandas de consultas, exames médicos e laboratoriais, dentistas, entre outros.
 
Por fim, a Semusa informa que vem trabalhando diuturnamente para fortalecer a rede municipal de saúde para prestar, cada vez mais, serviço de qualidade à população de Porto Velho.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS