Segundo famílias, máquinas sumiram da região antes do Ano Novo
Foto: Felipe Corona/Rondoniaovivo
Devagar, quase parando. É a expressão que muitos usam para qualquer coisa na vida, especialmente para as obras públicas. Porém, os moradores dos Bairros Aponiã, Igarapé e Nova Caiari I, na zona Norte de Porto Velho, sequer tem a oportunidade de dizer isso.
O motivo são as obras de drenagem profunda na região que estão paradas, segundo as famílias, há dois meses.
“As máquinas da empresa que faziam os trabalhos aqui sumiram antes do Ano Novo. Vez ou outra, quando aparece um novo buraco, jogam cascalho, dão uma ‘guaribada’ e somem novamente”, desabafa o senhor João Trindade, que mora no local há 20 anos.
O Rondoniaovivo foi até o trecho que está especialmente afetado pela lama, barro e buracos, que fica na Rua Ananias Ferreira de Andrade, que corta outras vias como a Fábia, Francisco Braga e a Eliezer de Carvalho.
Na área, há muito barro acumulado em um terreno que, de acordo com as famílias, está ali há pelo menos três meses. E pouco foi retirado dali, sem previsão de conclusão dos trabalhos.
“Esses montes de terra deixam tudo feio. Sem contar que quando chove forte, a lama escorre para nossas casas, deixando tudo sujo. Sinceramente, um serviço porco, que começaram a mexer no começo do inverno e deixaram tudo pela metade”, comentou Isabelle Fernandes, moradora da Rua Ananias Ferreira de Andrade, uma das mais afetadas.
Em muitos trechos pavimentação sumiu: “Mexeram tanto aqui que o asfalto desapareceu. A gente até se animou, achou que as alagações iam parar, mas situação está calamitosa. Não terminaram nem a obra e os bueiros já estão com as tampas quebradas”, observou Josefa Costa, que vive na Rua Fábia.
Respostas
Algumas horas depois da publicação desta reportagem, a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho enviou nota que vamos divulgar na íntegra:
Quanto aos questionamentos apresentados, informamos que esta secretaria atualmente está executando indiretamente a obra de pavimentação asfáltica em vias urbanas com drenagem, no bairro Igarapé (local onde as fotos foram tiradas).
1. QUESTIONAMENTO SOBRE AS OBRAS ESTAREM PARADAS:
Informamos que as obras não se encontram paradas, inclusive, há diversas frentes de serviços em andamento distribuídas em vários serviços, como:
- Terraplenagem;
- Meio-fio/sarjeta;
- Calçadas; e
- Drenagem profunda.
Atualmente as obras estão avançadas em relação ao cronograma físico-financeiro do contrato, sendo que se encontra com 47,57% dos serviços executados, diante ao previsto no cronograma que seria de 42%.
2. BOTA-FORA
Informamos que a empresa contratada já foi notificada sobre a situação do material de bota-fora depositado em terrenos dentro do bairro. A mesma iniciou a retirada do material que deve ser concluída nos próximos 15 dias. Informamos ainda que as chuvas recorrentes saturaram o material impossibilitando a retirada imediata do mesmo.
3. OPERÁRIOS E MÁQUINAS NÃO APARECEM
O contrato possui um total de 17 vias contempladas, sendo que diversas possuem frentes em execução neste momento.
Vale reforçar que o período de intensificação das chuvas no inverno amazônico, por vezes, atrasa e acaba por impedir a execução de alguns serviços, independente disso, informamos que a conclusão da obra está prevista para este ano.
Homens que expõem fotos intimas das parceiras devem sofrer qual tipo de punição?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!