MULHERES: MP-RO realiza 1° encontro de lideranças negras femininas

A reunião ocorreu nas dependências da Escola Superior do MP (ESMPRO)

MULHERES: MP-RO realiza 1° encontro de lideranças negras femininas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O MPRO, por meio da 9ª Promotoria, representada pela Promotora de Justiça Edna Capeli, e da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, representada pela Promotora de Justiça Flávia Schimizu Mazzini, realizou o I Encontro e Articulação de Lideranças Negras Femininas pela Promoção da Igualdade Racial, na última quinta-feira (16).
 
 
A reunião ocorreu nas dependências da Escola Superior do MP (ESMPRO) e contou com a cooperação e participação das integrantes do Grupo Audre Lorde, liderado pela Professora Rosângela Hilário, Professora da UNIR.
 
 
O primeiro encontro propôs a união de esforços, para uma pauta comum, voltada ao combate às desigualdades étnico-raciais e contou também com a participação de mulheres pretas que são lideranças em seus espaços e estão ligadas a movimentos de defesa de grupos Afro-religiosas, Movimento Negro Unificado, Secretaria de Gênero e Raça do SINTERO e militantes na defesa da igualdade racial.
 
 
No evento buscou-se priorizar a escuta qualificada dos problemas vivenciados pela comunidade negra, abrindo espaço para sugestões de propostas, buscando dar voz a essas mulheres que estão em luta constante para garantia de direitos, que são negados a muitas pessoas, em razão da raça ou da religião afrodescendentes.
 
 
Durante a troca de ideias, as Promotoras de Justiça explicaram que há algum tempo o Ministério Público de Rondônia vem provocando a reflexão qualificada sobre o acesso à cidadania, como direito difuso de todas as pessoas. Nesta perspectiva, o combate ao racismo, em todas as suas manifestações e sobre o impacto da interseccionalidade sobre as vivências e existências, tem ocupado lugar de destaque na agenda ministerial.
 
 
Na ocasião, houve a apresentação das ações já desenvolvidas pelo MPRO, no âmbito interno e externo, como a publicação do Glossário da Diversidade; a realização de Curso de Letramento Racial; a participação efetiva no colegiado do GAEPE/RO, através do qual foi emitida a Nota Técnica nº 5/2022, além do encaminhamento de Recomendação, através da PGJ, à Assembleia Legislativa e ao Chefe do Poder Executivo, para a criação e aprovação de Lei Estadual prevendo cota para negros em concursos públicos.
 
 
Dos apontamentos apresentados, restou destacado como providência urgente, para a defesa da igualdade racial e das religiões africanas, a inclusão e estudo, já previsto em lei, nos currículos escolares e nos cursos de formação de professores, da história, cultura e religião afro-brasileira, buscando dar visibilidade aos problemas vivenciados, minimizar o preconceito e o racismo religioso.
 
 
Ao final, o Ministério Público estadual, através da 9ª PJ, colocou-se à disposição como instrumento para dar visibilidade as pautas e efetividade às ações, que possam iniciar processos de reparação histórica a favor da comunidade negra, de uma educação antirracista e de uma sociedade onde caibam todos e todas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS