ONLINE: Como proteger seu negócio de ataques cibernéticos

ONLINE: Como proteger seu negócio de ataques cibernéticos

Foto: Divulgação

Vivemos na era digital. Há muitas vantagens nisso, mas também alguns problemas. Na parte negativa, temos o risco de ataques cibernéticos. Isso é um problema enorme se tratando de uma empresa.  
 
Poucos empreendedores têm treinamento em segurança da informação ou sequer um entendimento básico sobre o assunto. Isso é péssimo visto que empreendedores são as vítimas preferidas dos criminosos virtuais. 
 
Pensando nisso, criamos este artigo com algumas dicas simples sobre como proteger seu negócio de ataques cibernéticos. 
 

Use um bom VPN 

Um VPN é um software que adiciona uma camada extra de privacidade em uma rede pública. Ele faz isso criando uma rede privada dentro de uma rede pública. A internet é um bom exemplo de rede pública que não tem níveis altos de privacidade. 

Há várias formas que um VPN pode te ajudar. Por exemplo, um VPN grátis ajuda a evitar rastreamento ISP que é quando o seu provedor de serviço de internet monitora sua atividade online. Há VPNs sofisticados que são pagos e os mais simples que são gratuitos. 
 

Use um bom antivírus 

Isso pode parecer óbvio, mas poucas pessoas estão realmente preocupadas com a qualidade do software antivírus que vão usar. Elas simplesmente instalam o primeiro antivírus grátis que conseguem encontrar na internet.  
 
Essa é uma péssima estratégia. Em vez disso, procure qual é o melhor software antivírus. Verifique as opções, preços e etc. Os softwares antivírus mais sofisticados são pagos, mas um antivírus gratuito pode resolver o problema.  
 

Considere usar software livre 

 
Usar um sistema operacional como o Windows junto com um bom antivírus é uma ótima ideia, mas usar um software livre é ainda melhor. Os softwares livres são aqueles cujo código fonte está disponível para todos verem. 
 
Dessa forma, programadores do mundo todo podem verificar o código e corrigir falhas e bugs. Há sistemas operacionais inteiros, como o Linux, que são construídos de forma comunitária com a ajuda de várias pessoas. 
 
O resultado disso é softwares muito mais robustos e seguros. Os sistemas operacionais baseados em Linux não precisam de antivírus porque eles são seguros por si só. 
 
Agora, migrar de um sistema operacional como o Windows para uma distribuição Linux é um processo que requer tempo para adaptação. De qualquer forma, a segurança promovida vale a pena. 
 

Treine o seu pessoal 

Uma corrente só é tão forte quanto seu link mais fraco. Não adianta tomar várias medidas de segurança se há funcionários que não tem ideia alguma de segurança da informação.  
 
Criminosos virtuais adoram usar engenharia social para se aproveitar de secretárias e outros funcionários que não precisam de conhecimentos técnicos para executar o trabalho, mas, ao mesmo tempo, têm acesso a senhas, informações da empresa e etc. 
 
Por isso, o ideal mesmo é que você treine o seu pessoal em segurança da informação. No melhor cenário possível, você contrata um profissional da área para dar algumas palestras para o seu pessoal. Isso envolve um custo, é claro. 
 
Se não for possível, encaminhar vídeos sobre segurança da informação para a sua equipe é melhor do que nada. 
 

Mantenha-se atualizado 

Sim, todo o seu pessoal deve ser treinado, mas você, como o responsável pela empresa deve tomar a iniciativa e ficar à frente de tudo. Leia blogs, assista vídeos no YouTube, acompanhe notícias e etc. 
 
Você tem que entender que os criminosos também se mantêm atualizados. Por isso novas modalidades de fraude aparecem regularmente. Crie equilíbrio nesse cenário se mantendo atualizado sobre segurança da informação.   
 

Crie uma política de atualização de software 

Um software só é tão bom quanto a sua última versão. Atualizações de software servem para corrigir bugs, falhas de segurança e etc. Mantenha os computadores e demais dispositivos da sua empresa atualizados. 
 
Idealmente, você vai ter um profissional de T.I. ou até mesmo um setor de informática que vai cuidar desse tipo de coisa para você. Torne uma prioridade da sua empresa manter tudo atualizado. 
 

Considerações finais 

Bom, esse foi o nosso artigo sobre como evitar ataques cibernéticos. Devemos deixar claro que os criminosos adoram explorar a falha humana. É muito mais fácil enganar uma pessoa do que invadir um sistema explorando falhas e bugs. 
 
Por isso, mantenha a si mesmo e a sua equipe atualizados em segurança da informação. 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS