CAPITAL: 10° Conferência Municipal de Saúde será realizada em março

As pré-conferências acontecerão nos distritos entre os dias 23 de fevereiro a 10 de março

CAPITAL: 10° Conferência Municipal de Saúde será realizada em março

Foto: SMC

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) estão trabalhando juntos na realização da 10° Conferência Municipal de Saúde, programada para acontecer nos dias 30 e 31 de março no auditório da Faculdade São Lucas, Campus II.
 
 
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento vai reunir representantes de vários segmentos sociais. O objetivo é propiciar ampla participação da sociedade na construção de políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, além de estabelecer diálogos diretos acerca da saúde como um direito constitucional.
 
 
Conforme a Resolução N° 680 do Conselho Nacional de Saúde, os eixos temáticos que devem ser trabalhados na 10° CMS são: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
 
 
A representação na etapa municipal da Conferência é constituída por 50% de representantes de usuários do SUS, 25% de representantes dos trabalhadores da saúde e 25% de representantes de gestores e prestadores de serviços de saúde.
 
 
A participação da população é fundamental, uma vez que a etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional. “Só com a participação de toda a sociedade podemos construir uma saúde melhor, mais inclusiva e que de fato atenda aos anseios da população”, expõe a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini.
 
 
PRÉ-CONFERÊNCIAS
 
As pré-conferências são atividades preparatórias realizadas em diferentes regiões, inclusive nas mais distantes, como os distritos. Através dessas ações, a população pode apresentar suas reivindicações referentes à saúde para que, posteriormente, sejam debatidas na conferência municipal.
 
 
Nas pré-conferências também são eleitos os delegados, que durante a conferência são responsáveis por apresentar propostas para fortalecer o serviço de saúde que é oferecido em suas localidades.
 
 
As pré-conferências da zona rural serão realizadas entre os dias 23 de fevereiro e 10 de março nos distritos de Calama, Nazaré, São Carlos, União Bandeirantes, Extrema e Nova Califórnia. Jacy-Paraná e Nova Mutum; Abunã e Vila da Penha; Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã terão discussões unificadas. Em Porto Velho, as pré-conferências vão abranger a população de todas as regiões da Capital.
Direito ao esquecimento

O Rondoniaovivo quer saber, politicamente, você se considera:

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS