STORIES: 5 dicas para você ganhar visualizações no Instagram

A plataforma disponibiliza uma série de recursos para que todos os usuários possam usá-lo como um aliado no reconhecimento e fortalecimento de suas marcas

STORIES: 5 dicas para você ganhar visualizações no Instagram

Foto: Divulgação

 

O Instagram é uma das maiores plataformas do mundo, ultrapassa o número de 1 bilhão de seguidores,e as diversas opções de publicação e atualizações, o trouxeram para esse lugar de destaque. A rede criou  uma cultura que se estabeleceu e, um ditado popular a define bem: “Quem não é visto, não é lembrado”.  
 
Por isso, a plataforma disponibiliza uma série de recursos para que todos os usuários possam usá-lo como um aliado no reconhecimento e fortalecimento de suas marcas.
 
Vamos listar algumas das melhores práticas no Instagram para que seu perfil seja turbinado e obtenha mais oportunidades. Lembrando que o grande segredo de tudo isso é manter-se constante nas pequenas tarefas.
 
Boa identidade visual do seu perfil
 
Tudo o que faz parte de uma identidade visual  devem ser utilizadas em  sua marca e é essencial para as criar uma personalidade própria. Além disso, ficará mais fácil para que seu público detecte você nesse imenso mundo digital. Trata-se de estratégia para defender sua marca e ganhar notoriedade no mercado. 
 
O primeiro contato do cliente com sua marca será seu feed. Portanto, pensá-lo com carinho e criá-lo com entusiasmo é importante. Lembre de sempre optar por uma paleta de cores e siga sempre o conceito da marca.
 
Uma das melhores práticas  de marketing no Instagram é trabalhar com os espaços dados. Então não foque apenas em querer ajustar tudo em sua Bio, um espaço tão pequeno, contando com apenas 150 caracteres. 
 
Para complementar a informação da Bio, existe a opção  de um único link clicável que encontra-se na própria seção da mini biografia (logo abaixo do seu nome).
 
Tenha o hábito de atualizá-la com frequência. Ainda notamos  a falta do uso dessa opção na grande maioria das marcas.  Essa parte não se restringe apenas ao a informação do site da empresa. 
 
Existem ferramentas que possibilitam agregar muitas informações, bem como site da empresa, whatsapp, localização, (dentre outras informações), condensado em um único link, como é por exemplo o caso do “linktree”, trazendo esse link de forma personalizada.  
Nessas opções, seja criativo, pense na proposta de levar seus visitantes para se inscreverem para seus eventos, downloads de aplicativos ou mesmo compras direcionadas.
 
Utilização dos Stories 
 
Os Stories do Instagram têm um formato que se assemelha com apresentação de slides e ficam disponíveis para os seguidores por apenas 24 horas – embora possam ser salvas no seu dispositivo para serem reutilizadas nos destaques. Esses destaques ficam entre a Bio e a linha do tempo dos usuários.Desde sua criação em 2016, os Stories têm ganhado cada vez mais espaço e todos anos recebe atualizações para tornar a experiência ainda melhor. 
 
Dentre suas atribuições, destacam-se:
 
Facilitar a experiência com diferentes tipos de conteúdo: foto, vídeo curto, Boomerang,etc;
 
Enquetes e caixinhas de perguntas tornaram-se uma das atividades mais realizadas pelos usuários;
 
Marcação de outras contas e colaboradores de campanhas;
 
Mostrar a rotina da vida, adicionando localizações de onde está;
 
Confecção de textos, adicionados com figurinhas interativas.
 
Interação com os seguidores
 
Socializar com seu público é muito valioso, afinal, você está dentro de uma rede social. Responda e curta comentários. Interaja com outras páginas, outros perfis, tudo proporcionará um melhor engajamento. Explore todas as opções da plataforma.
 
A cultura dentro do Instagram deve ser o relacionamento com seu público. Não economize nessa ação, pois quanto mais se pratica, melhor é. Um relacionamento não se cria de um dia para o outro, e para mantê-lo, é necessário constante comunicação entre as partes.
 
Dentro disso, podemos falar que agir com naturalidade é uma das grandes diferenças para esse ano.  Mostre sua rotina, os bastidores do dia-a-dia. Suas principais atividades, seu trabalho, suas paixões. Compartilhar momentos fará com que seus seguidores sintam-se pertencentes a sua vida, a sua rotina.
 
Para as empresas, você pode compartilhar sobre o ciclo de vida de um determinado produto. Elaborar estratégias de lançamentos e envolver os seguidores nesse período. Os bastidores sempre atraem a atenção. 
 
Em todas as etapas é importante experimentar para sentir como o público recebe a mensagem. A medida que fortalece e estreita relacionamento com seus seguidores, estará exercitando e criando musculatura até atingir um nível de autoridade para sua marca.
 
Utilização de hashtags relevantes
 
As hashtags são uma das ferramentas de expandir seu conteúdo, elas agrupam posts sobre o mesmo tema. Você pode configurar sua hashtag principal e usá-la no Instagram. 
 
Essa opção torna mais fácil as pessoas encontrarem conteúdos relacionados ao seu e com isso achar sua conta também. O máximo de hashtags que um perfil pode utilizar é de 30 hashtags, porém o mais indicado é utilizar de 3 a 5 hashtags por publicação. Prefira sempre as mais populares e as que mais combinam com seu produto e/ou serviço.
 
Criatividade nos vídeos Reels
 
O Reels é uma ferramenta própria do Instagram baseada no TikTok. E veio para abranger as opções de engajamento na plataforma. Baseado nisso, pensar na opção de fazer conteúdos com histórias envolventes, tornou-se mais fácil. A confecção de um vídeo Reels, é bastante parecida com os Storie, existem vários modelos para se inspirar, opções de filtros, áudios e trends do momento.
 
Desde influencers a gestores, a moda Reels, veio para cativar e proporcionar novas experiências combinadas com criatividade e personalidade.
 
Pensar na harmonia de seu feed é uma  boa dica na hora de gravar um Reels. Após a gravação, você provavelmente vai compartilhá-lo no seu feed. Dessa forma, criar uma capa atrativa é fundamental para chamar atenção.
 
Você pode criar um design específico, utilizando a plataforma Canva, por exemplo, ou manter uma parte do vídeo que retrata bem o material.
Podemos entender que ter uma estrutura constante de publicações, um perfil organizado e uma crescente no relacionamento com os seguidores, continua sendo, as melhores práticas do Instagram.
 
Esperamos que essas dicas sejam a porta inicial para que seu perfil cresça dentro de umas das melhores plataformas digitais do mundo. Aproveite cada dia e tenha ótimas práticas nessa rede social.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS