IMÓVEL: O que é refinanciamento imobiliário e quais suas vantagens?

IMÓVEL: O que é refinanciamento imobiliário e quais suas vantagens?

Foto: Divulgação

 

Refinanciamento imobiliário, pode ser realizado com o empréstimo com garantia de imóvel ou Home Equity, que é uma modalidade de empréstimo na qual o solicitante coloca um imóvel como garantia da operação.
 
Ao fazer isso, a instituição financeira entende que as chances de quitação completa do empréstimo aumentam e então, a segurança da operação também. Dessa forma, sente-se mais seguro em oferecer taxas de juros menores e condições de pagamentos mais benéficas ao solicitante.
 
Esse processo de colocar um bem como garantia até que a dívida seja quitada é chamado de alienação fiduciária.
 
Por isso e por outros tantos benefícios, essa modalidade faz tanto sucesso no exterior e está ganhando cada vez mais o coração dos brasileiros.
 
Quais as vantagens?
 
Como citamos brevemente acima, o refinanciamento de imóvel possui inúmeras vantagens ao solicitante e também, à instituição financeira, tais como:
 
Uso livre do valor emprestado: a maioria das instituições financeiras possibilitam que o valor emprestado seja utilizado para qualquer fim.
 
Taxas de juros menores: se comparado a outras modalidades de crédito, o empréstimo com garantia de imóvel possibilita uma oferta de juros baixíssimos, uma vez que possui a garantia na operação.
 
Prazo de pagamento maior: por ser uma operação segura, uma vez que possui uma garantia, as instituições financeiras costumam oferecer prazos de pagamento maiores que as demais modalidades.
 
Maior facilidade para aprovação do crédito
 
É possível contratar essa modalidade de empréstimo com um imóvel ainda não quitado.
 
Entretanto, durante o processo de avaliação do imóvel, será também considerado as parcelas originais ainda não quitadas. Dessa forma, o imóvel em garantia será quitado durante a operação de refinanciamento.
 
Por conta disso, a quantia liberada pela instituição financeira precisa ser superior ao saldo devedor do financiamento original do imóvel em garantia.
 
Ou seja:
 
Valor solicitado para refinanciamento imobiliário + dívida ainda não quitada do financiamento original = até 60% do valor de avaliação do imóvel colocado em garantia
 
Lembrando que a quantia liberada pelo refinanciamento imobiliário não pode ultrapassar 60% do valor do imóvel.
 
Quando fazer o refinanciamento?
 
Contratar a modalidade de refinanciamento pode ser uma ótima alternativa por apresentar juros e condições de pagamento consideravelmente melhores que as demais opções de crédito.
 
No entanto, é preciso contratá-lo no momento oportuno e pelos motivos corretos. 
 
Como por exemplo, quando você precisa quitar alguma dívida, precisa de tempo para reestruturar a sua organização financeira, necessita levantar uma quantia rápida para investir na sua empresa ou até mesmo para investir em um segundo imóvel.
 
Além disso, é sempre importante ter certeza de que você conseguirá arcar com as parcelas mensais acordadas até a quitação completa do montante emprestado antes de assumir o compromisso com a instituição financeira.
 
Quais são os critérios para refinanciar um imóvel?
 
Os requisitos diferem de acordo com a instituição financeira escolhida. No entanto, a documentação padrão inclui documentos pessoais do solicitante e documentação do imóvel que será colocado como garantia, as quais precisam estar livres de pendências.
 
Além disso, o solicitante passará pela etapa de análise de crédito, na qual é analisado seu perfil e histórico financeiro, e análise jurídica, na qual é checado as pendências judiciais do imóvel.
 
Por fim, é realizada uma avaliação no imóvel para determinar seu valor. 
 
Conclusão
 
A modalidade de refinanciamento de imóvel é uma excelente solução para você que precisa de crédito rápido, juros baixos e prazo de pagamento longo!
 
Mas lembre-se sempre de ter certeza que conseguirá arcar com as parcelas acordadas antes de contratar o empréstimo com garantia de imóvel.
 
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS